Folha Z
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Cidade
  • Política
  • Opinião
  • Home
  • Cidade
  • Política
  • Opinião
Sem resultados
Ver todos os resultados
Folha Z
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias

Osteopatia craniana

12, julho, 2014
A A
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp

Tratamento para enxaqueca que não precisa de remédios

Posts Relacionados

Bosque dos Buritis vira palco para Heróis de Botequim nesta 6ª

PT em Goiânia: Neyde é reeleita; Adriana e Edinho vencem disputas interna

Lula não assina aumento de deputados e deixa projeto com 3 caminhos no Congresso

Por Fernanda Kalaoun

Existem cerca de duzentos e cinquenta tipos e subtipos de cefaleias, a conhecida dor de cabeça. Estima-se que 90% da população mundial já sofreu ou ainda sofrerá episódios de pelo menos um tipo delas. A reação natural da maioria das pessoas é tomar analgésico e pronto. Está tudo resolvido, pelo menos momentaneamente.

Por serem muito comuns, geralmente não são levadas a sério. No entanto, podem ser sinal de patologias que devem ser acompanhadas por médicos. A enxaqueca é um tipo comum de cefaleia.  Atinge, na maioria, mulheres e causa muito mais transtornos que apenas dor de cabeça. Além da pontada unilateral pulsante no crânio, pode ocasionar náuseas, insônia, mau-humor e fácil irritabilidade quando o indivíduo é exposto a ruídos agudos, cheiros fortes ou muita iluminação. O trabalho é prejudicado, o sono, o apetite. Enfim, a enxaqueca pode se tornar um verdadeiro pesadelo.

Dayane Borges Silva tentou combater a enxaqueca com medicação, mas tratamentos fisioterápicos trouxeram melhores resultados
Dayane Borges Silva tentou combater a enxaqueca com medicação, mas tratamentos fisioterápicos trouxeram melhores resultados

A advogada Dayane Borges Silva, 29, contou que já sentiu enxaqueca por até quatro dias ininterruptos. “Antes de iniciar o tratamento que faço agora, cheguei a sentir dores por quase um mês seguido”, disse. Assim como a maioria dos pacientes, Dayane também sofre com outros sintomas. “A enxaqueca sempre me causa náuseas, péssimo humor, sensibilidade a luz e barulho. Às vezes, não consigo trabalhar e a dor é tão forte que chego a vomitar”, afirmou.

Medicação

O tratamento com remédios não é fácil. Nem todo paciente consegue se adaptar. Pode incluir antidepressivos – mesmo que a enxaqueca não seja de origem emocional – e medicação com fortes efeitos colaterais. “Fui orientada, pelo médico, a tomar um remédio tarja vermelha. Tomei por uns dez dias, não me senti bem e parei. Geralmente, tomo outro que fui receitada anos atrás e que sempre funciona. Tenho obtido resultado”, contou a advogada. “Já iniciei vários tratamentos, fiz diversos exames. Há cerca de dois meses, por orientação médica, comecei acupuntura, pilates e tenho procurado melhorar minha alimentação, ou seja, comer de 3 em 3 horas”.

ANÚNCIO

Recursos manuais

Além do pilates e acupuntura, há outros tratamentos, independentes de medicações, eficazes no combate à enxaqueca. O mais recomendado por médicos e fisioterapeutas é a osteopatia craniana. No entanto, é importante que o paciente seja diagnosticado corretamente, antes do tipo de tratamento ser definido. De acordo com a fisioterapeuta Patricia Fernandes, a osteopatia craniana atua por meio de técnicas manuais com função de devolver a mobilidade, facilitar o fluxo sanguíneo e assim corrigir disfunções responsáveis por diversas sintomatologias.

“A grande vantagem da osteopatia craniana é que o alívio dos sintomas ocorre de forma natural, suave e sutil. Assim, não há efeitos colaterais, pois o próprio organismo, a partir dos estímulos dados, restabelece o equilíbrio uma vez perdido. Essa é a grande vantagem sobre o tratamento medicamentoso. Além disso, uma vez que as técnicas visam a correção mecânica, quando corrigidas as causas a sintomatologia geralmente não reincide”, informa a fisioterapeuta.

Duração

A osteopatia, no entanto, leva um pouco mais de tempo que remédios para se obter resultados. Segundo Patricia, a melhora ocorre de acordo com a causa e intensidade da enxaqueca. Mesmo assim, a fisioterapeuta afirma que em cinco semanas já se pode observar melhoras. Quanto a duração total do tratamento, Patricia diz que depende da origem do problema e do sistema afetado.“A enxaqueca possui várias causas que podem ser vasculares, neurológicas, músculo-esqueléticas  – decorrentes de alterações posturais, alterações de oclusão ou outros problemas ortopédicos -, traumáticas, psíquicas – como estresse e problemas emocionais – e não raramente relacionadas ao ciclo menstrual. Por isso, não é possível precisar a duração do tratamento e, às vezes, faz-se necessário uma abordagem multidisciplinar”, disse.

Origem

A Osteopatia Craniana nasceu nos Estados Unidos. Faz parte de um sistema de avaliação e tratamento desenvolvido pelo fisioterapeuta norte-americano William Garner Sutherland. De acordo com Patricia, esse método considera o movimento dos ossos cranianos e da coluna, que acontece a partir do movimento dos líquidos, o chamado líquor, que flui entre as membranas ao redor do sistema nervoso central.

Tags: advogadadayane borgesEnxaquecaEstados Unidososteopatia cranianaremedios
CompartilharTweetEnviado
Post Anterior

Com dois mandatos de vereador, Edson Automóveis busca vaga na Assembleia

Próximo Post

Advogados e juízes

Próximo Post

Advogados e juízes

TSE divulga estimativa do tempo de propaganda de candidatos à Presidência

Discussão sobre isso post

Mais Vistas

  • 🛒 Ofertas Tatico: veja as melhores promoções de HOJE

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • A faraônica mansão de Gusttavo Lima: veja fotos

    5 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Lula não assina aumento de deputados e deixa projeto com 3 caminhos no Congresso

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Veja agora o telefone de cada viatura da PM em Aparecida

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Relembre a história de boates que marcaram época em Goiânia

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
Folha Z

© 2021 Folha Z - Todos os Direitos Reservados .

Sobre

  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie
  • Termos de Uso
  • Política de privacidade

Redes Sociais

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Cidade
  • Opinião
  • Política
  • Contato
  • Expediente

© 2021 Folha Z - Todos os Direitos Reservados .