Segundo a Polícia Civil (PC), são vários os casos reportados de clientes da empresa de energia Enel que denunciaram ter recebido boletos falsos de contas.
Sabendo disso, a Folha Z preparou um passo a passo de como identificar um documento falso e não cair em golpes.
Passo a passo para saber se o boleto da Enel é falso
1º passo: Como 1ª dica, veja se a conta que você recebeu é Enel (convênio) ou Banco do Brasil (boleto bancário). A empresa emite o documento nas duas formas.
2º passo: Em seguida, verifique se está correto o número da sua unidade consumidora e seus dados pessoais ou da sua empresa.
3º passo: Compare o boleto atual que recebeu com os antigos verdadeiros já pagos. Se houver alguma diferença, desconfie.
4º passo: Se ainda você estiver em dúvida sobre a autenticidade do documento, solicite um novo no site da Enel com o número da sua unidade consumidora e o CPF ou CNPJ.
5º passo: Por fim, a Enel preparou um esquema informando os dados verdadeiros de um boleto da empresa [abaixo].
QR Code e código de barra no boleto Enel
Como em qualquer boleto de cobrança comum, o cliente da Enel pode usar o código de barras para pagar sua conta de energia.
Seja por meio do pagamento em casas lotéricas, usando a câmera do smartphone ou inserindo manualmente o código do boleto, o cliente terá acesso ao valor, data de vencimento e beneficiário do boleto.
Além disso, o boleto Enel agora contam também com QR Code, uma espécie de código de barras digital.
A novidade tem como objetivo facilitar a consulta dos dados fiscais, trazendo mais informações e ainda mais transparência ao cliente.
O modelo estará disponível para todos os clientes e já está sendo gradativamente utilizado nas faturas de energia de todo o país.
Novo modelo do boleto da Enel
A partir de 2022, os clientes da Enel Distribuição Goiás passaram a receber um novo modelo de conta de energia.
A mudança é para todos os clientes do Estado e acompanha o novo formato com nota fiscal eletrônica que será utilizada gradativamente em todo o país.
A mudança não altera a forma de entrega da conta e os dados disponibilizados aos clientes.
Todas as faturas também continuam com boleto, que está com um formato mais compacto e seguem sendo emitidos em nome da Enel ou do Banco do Brasil.
As contas agora contam com QR Code, que tem como objetivo facilitar a consulta dos dados fiscais, trazendo mais informações e ainda mais transparência ao cliente.
Os canais de pagamentos também não sofrem alteração e os clientes podem escolher a melhor opção dentre débito automático, internet banking, agências bancárias, postos de pagamento autorizados, caixas eletrônicos e lotéricas.
Em caso de dúvidas sobre a fatura, o cliente pode entrar em contato com a companhia por meio dos canais de atendimento, como aplicativo Enel Goiás, site da Enel, redes sociais (@enelclientesbr), Central de Atendimento (0800 062 0196) ou WhatsApp (021 99601-9608).
Discussão sobre isso post