Com o início da vacinação contra covid-19 em Aparecida de Goiânia e todo o Estado de Goiás, surgiram também muitas dúvidas a respeito de como será a campanha de imunização.

Para responder a esses principais questionamentos, a Folha Z preparou uma lista com 10 perguntas e respostas sobre a vacinação em Aparecida.

Confira:

1) Quantas doses Aparecida tem disponíveis?

A cidade recebeu do Ministério da Saúde 7,2 mil doses da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

2) Quem vai ser vacinado primeiro?

Na 1ª fase, que começa nesta 4ª feira (20), serão vacinados: profissionais de saúde que trabalham na linha de frente no combate à covid-19; idosos acima de 60 anos de idade que residam em instituições de longa permanência; e pessoas com deficiência que residam em instituições de longa permanência.

3) Quem já teve covid-19 também precisa se vacinar?

Apesar de ainda não haver estudos conclusivos sobre o tema, a recomendação dos especialistas é que mesmo aqueles que já tiveram a doença sejam vacinados.

Isso porque porque não se sabe ainda quanto tempo dura a imunidade natural. Porém, há indícios de que ela seja menos “potente” do que a imunidade induzida pela vacina.

4) Depois da vacina, máscaras e distanciamento não serão mais necessários?

Sim. Além de nenhuma vacina ser 100% eficaz, de forma que mesmo os vacinados ainda precisarão se cuidar, é necessário pensar nas pessoas que não podem se vacinar por questões de saúde.

Distanciamento e máscara ainda serão a norma para o futuro recente para continuar freando a circulação do vírus.

5) Quantas doses são necessárias para que uma pessoa seja imunizada?

A vacina Coronavac demanda que sejam aplicadas 2 doses, com até 4 semanas de distância, para que uma pessoa esteja de fato imunizada.

6) Onde será feita a vacinação?

Em Aparecida de Goiânia, na 1ª fase, a equipe da Secretaria de Saúde vai vacinar as pessoas em seus locais de trabalho e nos abrigos onde moram.

Não haverá postos fixos em funcionamento nesse 1º momento.

Nas próximas fases, haverá 5 postos:

  • Drive Thru na Cidade Administrativa;
  • Drive Thru no Centro de Especialidades;
  • UBS Andrade Reis;
  • UBS Bairro Cardoso;
  • e UBS Jardim Olímpico.

7) É necessário fazer algum cadastro para ser vacinado?

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação contra a covid vai ser igual às outras, como a da gripe ou da febre amarela, por exemplo.

A pessoa vai aos postos de saúde, ou pontos utilizados em campanhas de imunização, e lá é identificada e cadastrada na hora.

Não é preciso cadastro prévio no posto de saúde, nem no aplicativo Conecte SUS Cidadão. O aplicativo só facilita a identificação no momento de tomar a vacina.

8) O que fazer quando se perde a carteira de vacinação?

A vacinação nacional contra a covid-19 contará com uma carteira digital para registro das doses da vacina.

Por isso, não será necessário apresentar a tradicional cartela de imunização.

Segundo informações preliminares, bastará apresentar o CPF.

O acesso à carteira digital de vacinação será por meio do aplicativo Conecte SUS.

9) Haverá agendamento para a vacina?

Segundo informações da Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia, há um planejamento para que a vacinação nas UBSs da cidade ocorra por meio de agendamento a partir da 2ª fase da campanha.

A ideia é que seja utilizado o aplicativo Dados do Bem, lançado pelo Governo de Goiás no ano passado, para definir o local e o horário que a pessoa deve se dirigir para ser vacinada.

Já nos pontos de drive-thru, a imunização deve ocorrer por ordem de chegada.

Porém, esse plano ainda pode sofrer alterações.

10) E as próximas fases, quando serão?

Aparecida de Goiânia tem a expectativa de receber ainda 200 mil doses do Governo Federal.

Porém, ainda não há previsão de quando essa remessa será feita.

Durante o anúncio do pontapé da campanha na cidade, o prefeito Gustavo Mendanha (MDB) afirmou que aguarda autorização para negociar a compra de mais doses diretamente com fornecedores internacionais.

Assim que haja mais doses de vacina disponíveis, a 2ª fase deve finalizar a imunização de todos os profissionais de saúde, que atuem ou não na linha de frente da covid-19, e os idosos que não moram em abrigos.

Vacinação em Aparecida de Goiânia começa às 8h desta 4ª feira (19)


Acompanhe a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)

Comentários do Facebook