O Procon apreendeu 910 quilos de produtos com o prazo de validade vencido em supermercados de Goiânia e Aparecida de Goiânia. A fiscalização foi realizada entre os dias 2 e 12 deste mês. As mercadorias apreendidas são alimentos, bebidas, produtos de higiene e limpeza, entre outros. De acordo com o órgão, em um supermercado tinha arroz com a data de validade vencida há dois anos. Segundo o Procon, os problemas são encontrados em grandes redes e em pequenos estabelecimentos na periferia.
Fiscalização
Os fiscais visitaram 55 supermercados. Trinta e seis estabelecimentos foram autuados e nos outros 19 não houve irregularidade. A fiscalização verificou as condição dos produtos colocados à venda e a existência de práticas que desrespeitam os direitos do consumidor.
Foi observada, por exemplo, a permanência do consumidor por mais de 20 minutos na fila, a cobrança diferenciada quando o pagamento é feito em dinheiro ou cartão, a não disponibilização de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor para consulta, entre outros pontos.
A divulgação dos nomes dos estabelecimentos multados só pode ocorrer após encerrada a última instância de recurso, esclarece o Procon. De 1º janeiro a 11 de setembro deste ano, o Procon recolheu 12,5 toneladas de produtos, sendo cinco toneladas em Goiânia.
Discussão sobre isso post