Dois meses após o anúncio de que a Prefeitura de Aparecida assumiria a iluminação da GO-040 no trecho que passa pela cidade, a via segue às escuras.
No final de setembro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano garantiu que custearia a iluminação dos 12 km da GO em Aparecida, que vão do final da Avenida Rio Verde até a saída para Aragoiânia.
A medida foi tomada após a Goinfra (Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes) anunciar que o Governo de Goiás não pagaria mais a conta de energia elétrica das luminárias em trechos urbanos das rodovias estaduais.
Registros feitos pela Folha Z neste domingo, 24, porém, mostram que não houve mudança na região.
Comerciantes e trabalhadores das margens da GO-040 ouvidos pela reportagem apontam que os assaltos nos pontos de ônibus e o risco de atropelamento são constantes nas proximidades.
A região é movimentada, com shoppings, comércios, condomínios e residências.
No escuro, pedestres e passageiros do transporte coletivo reclamam da insegurança diária no trecho.
Prefeitura
Em setembro, o titular do Desenvolvimento Urbano, Max Menezes, afirmou que elaboraria um termo de cooperação com a Goinfra para definir as responsabilidades na demanda de iluminação pública.
“O município de Aparecida vai assumir essa conta para não deixar às escuras a população que utiliza a GO-040”, afirmou.
No entanto, o que se observa na via são luminárias apagadas ao longo do percurso.
A reportagem contatou a Prefeitura de Aparecida nesta quarta, 27, em busca de esclarecimentos sobre a questão.
Segundo a Coordenadoria de Iluminação Pública, ainda há entraves na assinatura do termo de cooperação entre a Enel e as prefeituras de Aparecida e Goiânia.
Confira a íntegra da nota:
“A Prefeitura de Aparecida, por meio da Coordenadoria de Iluminação Pública, explica que assumiu a manutenção da iluminação pública da GO-040 – o trecho corresponde a 12 quilômetros que vai do início da Avenida Rio Verde até o Jardim dos Ipês – e que o acordo foi firmado no dia 23 de setembro depois que o Governo de Goiás, por meio da Goinfra, decidiu que não pagaria as despesas do serviço.
A Prefeitura explica ainda que a manutenção da iluminação da rodovia, que divide os municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia, será realizada de forma conjunta pelas duas prefeituras. O município de Aparecida já está resolvendo a parte de documentação com Enel, e cabe a Prefeitura de Goiânia fazer o mesmo para que a iluminação seja ativada pela Enel.”
Morre jovem de 26 anos atropelada na GO-040
Acompanhe tudo que acontece em Aparecida de Goiânia seguindo a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post