O novo Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira (Dianot) será lançado nesta 6ª feira, 18, pelo governador Ronaldo Caiado, pelo vice Daniel Vilela e pelo prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano.
O evento acontecerá na alameda Antônio Elías de Deus, Aparecida de Goiânia, onde funcionava a Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto, da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP).
O local será demolido e na área de 2 milhões de metros quadrados será construído o Dianot.
De acordo com a prefeitura, 359 lotes serão construídos.
A previsão da gestão é que 30 mil empregos diretos e indiretos serão gerados.
R$ 150 milhões investidos
No total, R$ 150 milhões serão investidos para implantar a infraestrutura do novo distrito industrial, incluindo a transformação de parte do terreno onde funcionava o presídio semiaberto.
O local contará com infraestrutura completa: iluminação pública, pavimentação asfáltica de qualidade, estações de tratamento de água e de resíduos industriais.
Cronograma
As primeiras etapas das obras estão previstas para serem entregues em 2025.
A previsão para conclusão total é para o ano de 2026.
Transferência do semiaberto
O Dianot vai incorporar a área onde funcionava a Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto.
Para desativar o local, o Governo de Goiás contou com o apoio do Ministério Público de Goiás (MP-GO), por meio do procurador de justiça, Fernando Krebs, que promoveu um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a construção de uma nova estrutura carcerária na área do próprio Complexo Prisional.
Uma nova unidade será construída, com previsão de entrega em 24 meses.
O novo presídio terá 500 vagas de ressocialização dos detentos.
LEIA TAMBÉM:
Discussão sobre isso post