A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Nike, fornecedora oficial de material esportivo das seleções masculina e feminina do Brasil, sinalizam que planejam lançar uniforme alternativo vermelho para a Copa do Mundo de 2026, que será realizada no Canadá, Estados Unidos e México.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
A novidade tem gerado polêmica, pois muitos acreditam que a escolha dessa cor pode intensificar ainda mais a polarização política existente no país.
A informação do suposto novo uniforme foi divulgada pelo portal inglês Footy Headlines, especializado em notícias sobre uniformes, chuteiras e patrocínios de equipes de futebol e seleções nacionais.
De acordo com o site, o Brasil terá uniforme vermelho assinado pela Jordan, marca que pertence à Nike e também é responsável pelos uniformes de times como o Paris Saint-Germain (PSG) da França.
Padroeira do Brasil
Será a 1ª vez que a CBF opta por uma cor diferente do tradicional azul, que remete à Nossa Senhora da Aparecida, padroeira do Brasil.
Ainda não há explicações oficiais para a mudança na cor do uniforme.
Nos bastidores, especula-se que o novo design tenha o objetivo de atrair a geração mais jovem.
Lula
Curiosamente, o tom vermelho coincide com as cores do Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Além disso, o vermelho também remete ao significado do nome “Brasil”, que em tradução literal significa “vermelho como uma brasa”, fazendo referência à cor da madeira da árvore pau-brasil.
Bolsonaro
Por outro lado, a cor vermelha faz contraponto ao tradicional uniforme amarelo da seleção, frequentemente associado a manifestações de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a movimentos opositores ao governo Lula.
O uniforme amarelo “canarinho”, por sua vez, continuará sendo a camisa tradicional da CBF.
Discussão sobre isso post