A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Vigilância e Controle de Zoonoses, inicia nesta terça-feira, 17, uma nova ação de combate e controle do mosquito transmissor da dengue, em Goiânia. Além da vistoria periódica, 476 agentes de saúde vão verificar 105.391 imóveis na capital.
Bairros
As ações vão começar no Setor Jardim Novo Mundo e seguem até o dia 27. Todos os distritos de Goiânia serão visitados pelos agentes que vão passar por 16 bairros da capital. De acordo com o diretor Vigilância e Controle de Zoonoses, Luiz Elias Camargo, foram selecionados para esta ação os setores com maiores possibilidades de proliferação do mosquito da dengue.
O trabalho dos agentes inclui busca ativa de casos suspeitos e a retirada dos criadouros do mosquito nos bairros. Os agentes também farão orientações aos moradores sobre a importância de verificar sempre caixas d’água, calhas, pratos de vasos de plantas, ralos, aquários, latas, garrafas, pneus e outros locais onde o mosquito possa proliferar.
Notificações
De acordo com o Informe Dengue divulgado na última terça-feira (10), o número de casos da doença continua caindo em Goiânia desde o mês de março. Na Semana 36 (do dia 05 de setembro ao dia 10 de setembro), foram registrados 91 casos de dengue. De acordo com a Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS, a média de casos em anos tranquilos é 400 notificações por semana.
Os bairros com mais notificações na Semana Epidemiológica 36 foram Jardim América, Campinas, Nova Esperança, Sudoeste e Parque Anhanguera I.
Confira os bairros que serão visitados
Setor dos Funcionários
Vila Nova
Norte Ferroviário
Urias Magalhães
Jardim Guanabara I
Jaó
Novo Mundo
Parque Atheneu
São Carlos
Nova Esperança
Capuava
Vila João
Pedro Ludovico
Parque Amazônia
Sudoeste
Jardim Europa
Sudoeste
Discussão sobre isso post