Aparecida iniciou a testagem de coronavírus por drive-thru nesta 6ª feira (22).
Com a medida, o objetivo é evitar aglomerações e permitir que as pessoas realizem o exame sem descer de seus carros e motos.
O novo posto de coleta funcionará de 2ª a 6ª, das 8h às 16h, no Jardim Boa Esperança, na Avenida C-6, ao fundo do Centro de Diagnósticos e Especialidades.
Serão testadas diariamente, com agendamento prévio pelo 0800-646-1590, cerca 100 pessoas com sintomas de gripe que pertençam a grupos vulneráveis e prioritários.
Os exames oferecidos são do tipo RT-PCR, considerado o melhor para esse tipo de diagnóstico.
Como fazer o exame
Poderão fazer o teste pelo drive-thru pessoas com sintomas gripais que sejam dos seguintes grupos:
- idosos,
- trabalhadores de serviços de saúde,
- trabalhadores de segurança pública,
- portadores de comorbidades agravantes para o coronavírus,
- e contatos intradomiciliares de casos confirmados.
Porém, é obrigatório ligar antecipadamente no número 0800-646-1590 para marcar o dia e o horário da coleta.
Assim, na data agendada, basta passar pela estrutura de tendas e cabines montada ao redor do Centro de Especialidades.
O paciente, sem descer do carro, apresentará um documento de identidade para a checagem do agendamento e um profissional de saúde fará a triagem, preencherá uma ficha de notificação e a pessoa assinará um termo de consentimento.
Logo em seguida será aferida a pressão arterial, temperatura e saturação de oxigênio do paciente, que, estando tudo de acordo com os protocolos, dirigirá para o posto de coleta do material.
Em seguida, o paciente será liberado para ir embora aguardar o resultado informado por telefone pela equipe da Central de Monitoramento por Telemedicina da SMS.
Regiões de foco
De acordo com o secretário de Saúde Alessandro Magalhães, a escolha das imediações do Centro de Especialidades para abrigar o 1º drive-thru de testagem da cidade ocorreu para fortalecer o monitoramento na região do Garavelo, local com maior coeficiente de incidência da Covid-19.
“Essa iniciativa do prefeito fortalece o monitoramento na região do Garavelo, que compreende bairros como Jardim Helvécia, Cardoso, Jardim Tropical, Buriti Sereno, Vera Cruz, Bairro Hilda, apontada pelo inquérito populacional realizado neste mês como a região de maior incidência da doença por número de habitantes”, explicou.
A expectativa é de que, nas próximas semanas, mais coleta sejam instalados em outras regiões da cidade.
Escolas de Aparecida podem ser reabertas em agosto
Acompanhe tudo que acontece em Aparecida de Goiânia seguindo a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post