Subcomandante do Batalhão Escolar da PM, capitão Allan Pereira Cardoso (capitão Cardoso) foi anunciado como novo comandante da 9ª Companhia Independente de Polícia Militar (9ª CIPM). A corporação é responsável pela segurança dos bairros Jardim América, Bueno, Nova Suíça, Serrinha, Vila Divino Pai Eterno e Coimbra. A divulgação foi feita pela Polícia Militar (PM) através do seu perfil no Twitter.
Ele assume o lugar do major Bonfim, que foi promovido a tenente-coronel e irá comandar, a partir de janeiro, um batalhão que será instalado em Pirinópolis. Bonfim assumiu a 9ª CIPM em março de 2012.
Durante o período que comandou a companhia ele procurou aproximar a polícia dos moradores. Centenas de reuniões comunitárias foram realizadas e muitos criminosos foram presos pela sua equipe. Muitos não ficaram encarcerados nem dez dias e foram soltos pela Justiça.
Desagrado
A troca de comando não agradou os líderes comunitários da região. “Major Bonfim é diferenciado. Valoriza fazer o bem, respeita os subordinados. O melhor comandante que a 9ª CIPM teve em toda sua história. O capitão Cardoso se quiser ter nosso apoio terá que manter a mesma filosofia de trabalho: policiamento comunitário”, assegura o presidente da Associação da Praça T-25 e Setor Bueno, Jone Marcos Costa Melo.
Para o presidente do Conselho de Segurança do Jardim América e adjacências, Humberto Masatoshi, a saída de Bonfim preocupa. “Espero que o novo comandante tenha pulso forte para combater a criminalidade e, principalmente, diálogo com a comunidade. Não queremos um comandante frouxo. Inicialmente, o capitão Cardoso terá nosso respaldo”, afirma.
O Folha Z, juntamente com toda a comunidade, agradece ao major Bonfim pelo excelente trabalho realizado frente à 9ª CIPM e deseja toda sorte em sua nova empreitada, em Pirinópolis.
Homenagem à 9ª CIPM
“Tive a honra de comandar uma tropa sem igual! Policiais militares de grande valor, que estiveram prontos sempre que precisamos, unidos, entre si, como irmãos. Não tenho como descrever a todos desta companhia, sinceramente, faltam palavras…” – Major Antônio Moreira Bonfim.
Discussão sobre isso post