O vereador Fabrício Rosa (PT) e seu marido, Bruno Revolta, protagonizaram um beijo durante o discurso do vereador Sargento Novandir (MDB) nesta 4ª feira (7), no plenário da Câmara de Goiânia.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
O gesto, registrado pela Folha Z, foi classificado por Rosa como uma forma de protesto contra o que eles consideram “violência institucional transfóbica”.
“Sempre que identificamos posturas transfóbicas ou homofóbicas de parlamentares durante os debates, protestamos com um beijo”, afirmou Fabrício à Folha Z.
Markim Goya
O vereador Markim Goya (PRD), que também filmou o momento, criticou a ação:
“O combinado era respeitar o regimento interno, com assessores e vereadores mantendo a conduta esperada aqui no plenário. Isso não pode acontecer. Precisamos impor ordem”, afirmou.
O beijo ocorreu durante sessão marcada por embates.
Rosa e Novandir têm histórico de confrontos no plenário, e o atrito desta vez envolveu a realização da audiência pública “Cuidar com Respeito – Saúde de Crianças e Adolescentes Trans”.
A audiência havia sido aprovada na 3ª feira (6), por 11 votos a 9, mas acabou cancelada após requerimento apresentado pelo líder do governo, Igor Franco (MDB), aprovado por maioria na sessão desta 4ª feira.
Aava, Rose e Edward
Votaram contra o cancelamento os vereadores Fabrício Rosa, Aava Santiago (PSDB), Rose Cruvinel (União Brasil) e Edward Madureira (PT).
Em nota, Rosa classificou o ato como “manobra regimental” e um “gesto deliberado de censura”, que representa, segundo ele, a “desumanização e apagamento político de crianças e adolescentes trans”.
O petista afirmou ainda que os parlamentares calaram mães, pais e jovens que buscavam apenas serem ouvidos pelo poder público.
Audiência irá acontecer
O vereador Fabrício Rosa afirmou que, mesmo com a proibição do uso do auditório pela Câmara, a audiência será realizada de forma informal.
Segundo ele, a decisão do Legislativo representa um ato de censura à comunidade LGBT.
Como forma de protesto, o encontro acontecerá ao lado da Câmara Municipal, a partir das 19 horas.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”
Discussão sobre isso post