O vereador Lucas Kitão (PSD) apresentou nesta 3ª feira (11) uma proposta de emenda ao Código de Posturas proibindo o acúmulo de resíduos ou rejeitos em vias públicas ou no interior de imóveis.
A emenda foi apresentada ao relator do projeto na Comissão Mista, o vereador Pedro Azulão Júnior (PSB).
Centro, Campinas e 44
A proibição, de acordo com o autor, minimiza o problema do acúmulo de lixo em regiões centrais, como o Centro, Campinas, na região da rua 44 e em outros pontos da cidade.
Segundo ele, centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade social que têm na coleta sem acompanhamento e sem condições dignas.
Reciclagem ajuda sustentar vício, alerta vereador
Ainda de acordo com Kitão, a falta de legislação e a exclusão social de dependentes químicos permitem que usuários de drogas pesadas, como o crack, recorram a reciclagem de materiais sólidos para sustentar o vício.
Além da proibição, o vereador sugeriu que os geradores de resíduos sólidos atendam às exigências de formalização e ofereçam condições dignas de trabalho aos catadores nos ecopontos previstos no último Plano Diretor.
“Essas ações evitam trabalho infantil, informalidade e dê condições ambientais e sanitárias, extinguindo-os da clandestinidade e impede que Goiânia vivencie casos como o de São Paulo”, argumentou.
LEIA TAMBÉM:
https://folhaz.com.br/noticias/como-funciona-o-cata-treco-em-goiania/
Discussão sobre isso post