Um vídeo que foi compartilhado milhares de vezes no WhatsApp mostra como é fácil ser vítima de criminosos quando menos se espera. A mensagem diz o seguinte: “No aeroporto, nunca ajude ninguém, nem mesmo por um curto tempo, a segurar uma garrafa de água ou qualquer outra coisa. Seja cuidadoso(a)!”. Veja o vídeo ao lado.
As imagens mostram uma garrafa de água mineral que parece inofensiva, lacrada e completamente cheia de líquido. Porém, ao ser torcida, revela um “meio falso” em que eram escondidas drogas ilegais.
O texto recomenda que, no aeroporto ou perto de qualquer serviço de alfândega, você nunca deve aceitar o pedido de alguém para segurar sua garrafa de água ou outros objetos, ainda que seja uma pessoa idosa ou uma mulher grávida. Isso porque você poderia ser preso por posse de cocaína ou drogas ilegais. “Na Singapura ou Dubai, isso significa da pena de morte. Diga-lhes para colocar o item no chão ou em qualquer outro lugar”, destaca a mensagem.
Criatividade do tráfico
Para provar que a recomendação da mensagem viral não é sem fundamento, o Folha Z reuniu diversos casos de “criatividade” dos criminosos relatados pelas forças brasileiras de repressão ao tráfico.
Pão de queijo
Ursinho de pelúcia
Carrinho de criança
Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter
Discussão sobre isso post