As aulas presenciais vão voltar em Aparecida de Goiânia na próxima 2ª feira (9).
As atividades pedagógicas nas Escolas Municipais e CMEIs foram interrompidas desde 27.03.20.
Desde então, todo o ensino foi reformulado para a forma remota, com o uso de aplicativos de internet, pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVAP) e por meio de tarefas impressas que os pais e responsáveis retiravam diretamente nas unidades escolares.
Nesta 6ª feira (6), o secretário de Educação Divino Gustavo fará uma coletiva de imprensa para falar sobre como será o retorno de alunos e servidores para as atividades presenciais.
Ocupação de 30%
Segundo portaria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o retorno das atividades presenciais fica facultativo tanto para as instituições, quanto para as famílias, devendo as aulas ser realizadas em forma de rodízios e respeitando o limite de até 50% do público durante cada período pedagógico.
Uma decisão da Educação, porém, estabeleceu a frequência presencial de até 30% dos estudantes nas unidades.
Além disso, é necessário observar todas as normativas dos protocolos de saúde estabelecidas para tempos de pandemia de covid-19.
A prioridade no 1º momento será atender os alunos que, no decorrer do Regime de Aulas Não Presenciais (REANP), não tiveram acesso às aulas ministradas de forma remota.
Serão prioridades também os alunos que fazem parte do público alvo da Inclusão escolar, desde que os pais sintam-se seguros de autorizar a volta do filho para a unidade educacional.
Regras para o retorno
Para funcionar de modo presencial, os diretores das instituições deverão preencher formulário e encaminhar à Vigilância Sanitária da SMS, declarando que a unidade conhece os protocolos de biossegurança e que possui condições técnicas e operacionais para cumprir os requisitos para o retorno às aulas.
Além do uso habitual de máscaras, a portaria estabelece, por exemplo, que seja garantido o distanciamento entre os alunos com o mínimo de 1 m de raio durante as aulas e de 1,5 m nos momentos de lanches e refeições.
Cada instituição também deverá criar uma comissão interna composta de professores, administrativos, estudantes e pais, que ficará incumbida de monitorar o cumprimento das normas e requisitos estabelecidos para o retorno presencial.
Com o rodízio pedagógico, as aulas serão ministradas de forma híbrida, utilizando para isso o Ambiente Virtual de Aprendizagem. (AVAP). No período em que o aluno não estiver participando das aulas presenciais, receberá as atividades e também as orientações por parte dos professores devendo realizar as tarefas e devolver por meio da plataforma.
Acompanhe tudo que acontece em Aparecida de Goiânia seguindo a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post