Zebeleo – O PREÇO DA FAMA
Essa semana, rolou uma grande polêmica na internet acerca de uma iniciativa da Bel Pesce de realizar um financiamento coletivo – aquele onde várias pessoas contribuem financeiramente para viabilizar um projeto – para abrir uma hamburgueria – Zebeleo – juntamente com mais dois sócios, dentre eles, o chef de cozinha Léo, vencedor da última edição do Master Chef.
O que tem de errado nisso? Absolutamente nada! Ou melhor, quase nada! A riqueza e a fama da “menina do vale”, parece que dessa vez se voltaram contra ela.
Após a polêmica com a hamburgueria, surgiram paladinos da verdade para desmascarar essa “farsa chamada Bel”. Quanta bobagem! Mais importante do que você verdadeiramente é… é como as pessoas pensam que você é. O marketing faz parte do jogo e nesse quesito, falem o que falar, a Bel manda muito bem.
LEIA MAIS: Aluna acusa diretora de colégio estadual no Jd América de agressão
Em um país no qual as pessoas se preocupam mais com a vida alheia do que a sua própria e adoram ficar de mimimi, já era de se esperar essa repercussão negativa. Se você não tem coragem de lutar pelos seus sonhos, para de falar mal de quem tem.
A Bel pode até não ter conseguido o financiamento que gostaria, mas a mídia orgânica para seus projetos e a hamburgueria não poderia ter sido maior. Polêmica também vende… e como vende!
Ao que parece, até quando as coisas dão errado para ela, acabam dando certo! Questionem o quanto quiserem a capacidade empreendedora da Bel, mas uma coisa não se pode questionar: que ela é fera no marketing, isso ela é!
STORYTELLING
Essa semana, fui assistir à palestra do meu amigo Max Franco, autor do livro “Storytelling e suas aplicações no mundo dos negócios” – que é muito bom por sinal – sobre o tema. Em tradução livre, o termo significa “contar histórias”.
Muita gente ainda associa história à “coisa de criança e adolescente”. Nada poderia estar mais longe da realidade. Desde que o mundo é mundo, crianças, jovens e adultos se deleitam com uma boa história. O que isso tem a ver com a sua empresa? Só tudo!
Como diria Max “Nós não somos seres pensantes que temos emoções, nós somos seres emocionais que pensamos. Existe sempre um componente emocional que precisa ser levado em consideração. Se você quer que as pessoas prestem atenção a sua proposta, conte uma história… conte uma boa história.”
POR FALAR EM HISTÓRIA
Tive a honra de ser convidado pelo sócio-diretor do IBC – Instituto Brasileiro de Coaching – no Nordeste, meu amigo Marcos Tito, para compartilhar um pouco da minha história com a turma de formação em coaching.
Não sei se você já teve oportunidade de compartilhar um pouco da sua história com outras pessoas, mas sempre que sou convidado a fazê-lo acontecem duas coisas: faço uma análise em retrospectiva do que eu já fiz e uma projeção do que quero fazer.
Ter isso em mente nos ajuda a tomar as decisões que precisamos para chegar aonde queremos. Independentemente de você compartilhar sua trajetória com o público ou não, faça uma análise do passado e trace planos para o futuro… tenho certeza que você irá se surpreender com o que já construiu e, principalmente, com o que ainda pode construir.
Discussão sobre isso post