Da soberba ao escárnio
Certos políticos e empresários em Brasília permanecem em berço esplêndido, acreditando que o mundo gira em torno de seus umbigos. A prisão do senador Delcídio Amaral (PT), até então líder do governo naquela Casa, é mais um sinal de que a Justiça está realmente superando os obstáculos que restringiam sua atuação. O parlamentar passou dos limites, ofereceu vantagem financeira para atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato e arquitetou até plano de fuga para Miguel Cerveró, ex-diretor da Petrobras. Delcídio recebeu, como prêmio, a visita dos agentes da Polícia Federal.
Diabo e pele de raposa
O senador petista faz parte daquele famigerado grupo de homens públicos que ainda sobrevive da fachada política: corpo de madeira e pés de lama. No dia 18 de julho, Delcídio postou em seu perfil no Twitter: “Vale a máxima do filme Advogado do Diabo com Al Pacino: soberba, meu pecado predileto”. Que tal trocar o termo soberba por escárnio? Delcídio Amaral brincava com as palavras e com a defesa do Governo no Senado enquanto a sua real preocupação era com a própria pele de raposa. As escutas telefônicas da PF detonaram mais um político de proa no Congresso Nacional. Quem será o próximo?
Círculo está se fechando
Enquanto a mídia acompanha o calvário de Delcídio Amaral e do banqueiro André Esteves (BTG Pontual), outras figuras públicas aguardam os desdobramentos de orelha em pé na capital federal. Entre elas, Dilma Rousseff, Michel Temer, Aécio Neves, Lula, Eduardo Cunha, Fernando Collor, Paulo Maluf e até mesmo José Sarney. A salada partidária envolvendo casos distintos tem uma justificativa: quanto mais a Justiça avança, mais os agentes públicos perdem a segurança que julgavam ter.
Rápidas
… O real motivo para a total ausência de segurança pública no Real Conquista está no fato de apenas uma viatura da Polícia Militar ser a responsável pelo patrulhamento de 12 bairros da região sudoeste de Goiânia, divisa com Aparecida.
… É por essas e outras que novo toque de recolher, determinado pelos traficantes de drogas, foi programado para o próximo sábado, dia 28.
… Ainda tem torcedor do Goiás fazendo contas e acreditando que o clube pode escapar do rebaixamento para a Série B com 41 pontos. Não há matemática que dê jeito em time desunido e falta de qualidade técnica no elenco.
… Com Vila, Atlético e Goiás (não acredito em milagre no futebol) na Série B em 2016, a incógnita da coluna está restrita ao Vasco da Gama, que pode sim receber um empurrãozinho da cartolagem nas duas últimas rodadas. Os demais clubes envolvidos que fiquem espertos.
Discussão sobre isso post