O prefeito Gustavo Mendanha afirmou que Aparecida de Goiânia acendeu o sinal de alerta em relação à covid-19.
Segundo ele, a ocupação dos leitos de UTI na cidade chegaram a 75%.
De acordo com assessores próximo ao prefeito, 1 novo lockdown já é estudado.
“Casos os números continuem crescendo, será necessário fechar o comércio”, relatou um auxiliar do 5° andar.
Veja a publicação:
Estou preocupado com o avanço da segunda onda de Covid-19 no país, em Goiás e, principalmente, em Aparecida. Neste momento, 75% dos leitos de UTI da rede pública municipal destinados ao tratamento de Covid estão ocupados e isso acende o sinal de alerta.
— Gustavo Mendanha (@MendanhaGustavo) February 16, 2021
Por conta desse avanço da segunda onda de covid-19, a ideia da volta do lockdown em Aparecida pode ser opção, caso os números continuem crescendo.
Lockdown de Aparecida em 2020
No meio do ano passado, a prefeitura seguiu modelo de fechamento do comércio de acordo com a faixa de risco de contaminação, que vai do verde (baixo), amarelo (moderado), laranja (alto) ao vermelho (altíssimo).
Assim, a cidade foi dividida em macrozonas e elas adotariam um sistema decretado pelo Executivo de acordo com a cor do cenário atual do município.
Por exemplo: em junho de 2020, Aparecida estava na faixa de risco amarela.
Com isso, cada macrozona precisou fechar uma vez de 2ª a 6ª feira e aos domingos a cidade inteira, com exceção do serviços de saúde de urgência e emergência, supermercados/mercados, postos de combustíveis e farmácias.
Veja como funcionava o modelo:
LEIA MAIS ➡️ Cidades goianas superam número de contaminados pela Covid em 2ª onda
Acompanhe tudo que acontece em Goiânia seguindo o Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post