O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) realiza a Fiscalização Ordenada na Educação, nas escolas de Aparecida de Goiânia.
A ação começou nesta 2ª feira, às 14 horas, e vai até o dia 27/04.
Além de Aparecida de Goiânia, nesta primeira etapa o TCM-GO vai fiscalizar 25 instituições situadas em Terezópolis, Goianápolis, Hidrolândia, Aragoiânia, Abadia de Goiás, Caturaí, Senador Canedo, Bonfinópolis, Goianira, Inhumas, Goianápolis e Guapó.
Estão matriculados quase 8 mil alunos nesses colégios.
As escolas foram escolhidas a partir de indicativos de situações críticas relacionadas à infraestrutura que constam no Censo Escolar 2022.
O objetivo é verificar as condições adequadas referentes à acessibilidade, estrutura e conservação, saneamento básico e energia elétrica, sistema de combate a incêndios, alimentação, esporte, recreação e espaços pedagógicos.
Para realizar a fiscalização, cinco equipes do tribunal vão a campo.
Durante as visitas, os auditores de Controle Externo verificam as condições das escolas.
Em seguida, fotos e vídeos são enviados para uma central nacional, que recebe informações em tempo real e disponibiliza para a imprensa.
Os dados também são acompanhados em uma central instalada na sede do TCM-GO.
Com base nas informações coletadas, é possível propor soluções e melhorias para as unidades escolares, garantindo um ambiente adequado para a educação.
A fiscalização ordenada faz parte de uma ação nacional que acontece concomitantemente em todos os estados do país e é realizada pelos Tribunais de Contas Estaduais e Municipais.
Discussão sobre isso post