Pesquisa realizada pelo Instituto Grupom, a pedido do jornal Tribuna do Planalto, em Aparecida de Goiânia, segundo maior colégio eleitoral de Goiás, aponta a preferência do aparecidense pelo ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende, do PMDB.
Estimulada
De acordo com a pesquisa estimulada, o peemedebista lidera 51,5%. Vanderlan Cardoso (PSB) tem 20% e o governador, Marconi Perillo, do PSDB, 17,5%. Eleitores indecisos 4%, votariam branco ou nulo 7% dos entrevistados.
No segundo cenário, foram apresentados os seguintes candidatos: Vanderlan Cardoso, Marconi Perillo e Júnior Friboi (PMDB). Neste caso, o ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso lidera com 36,3%, Marconi Perillo é o segundo com 31,8%. O pré-candidato do PMDB, Júnior Friboi, alcança 15,3% dos votos. Eleitores indecisos 6%, votariam branco ou nulo 10,8%.
No terceiro cenário, a pesquisa incluiu o nome do ex-prefeito de Anápolis, Antônio Gomide (PT). A pergunta feita aos eleitores entrevistados foi a mesma dos outros dois cenários: Sendo apenas estes candidatos, em qual votaria? Vanderlan Cardoso, Marconi Perillo, Júnior Friboi ou Antônio Gomide?
Vanderlan Cardoso é o primeiro com 32%, seguido por Marconi Perillo com 31,3%. Júnior Friboi tem 15% e Antônio Gomide 3,5%. Eleitores ainda indecisos somam 7,5%, outros 10,8% responderam votar braço ou nulo.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, aquela em que o eleitor dá a sua opinião sem que lhe seja apresentada uma lista de candidatos, o governador Marconi Perillo lidera com 12,8%.
Iris Rezende aparece com 5,8%, Vanderlan Cardoso com 4%, Maguito Vilela (PMDB) 3,5%, Oloares Ferreira 0,8%, Ronaldo Caiado (DEM) 0,8%, Júnior Friboi 0,3%, Ademir Menezes (PSD) 0,3%, Henrique Meirelles (PSD) 0,3% e Paulo Garcia (PT) 0,3% dos votos. Eleitores que não avaliaram somam 71%.
Rejeição
Iris e Vanderlan: baixa rejeição
O governador Marconi Perillo tem a maior rejeição dos possíveis candidatos ao governo de Goiás em Aparecida. Ele tem 43,5%. Em segundo lugar aparece Ronaldo Caiado com 33,3. Júnior Friboi 29,3%, Antônio Gomide 25,3%, Iris Rezende 13,5%.
Ficha técnica
A pesquisa realizada pelo Grupom a pedido do Tribuna do Planalto entrevistou 400 eleitores em Aparecida de Goiânia, entre os dias 28 de janeiro e 7 de fevereiro de 2014. Margem de erro de 4,9 pontos porcentuais e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de acordo com a Lei eleitoral. (E.S.) com o número (GO-00016/2014).
Com informações do Tribuna do Planalto
Discussão sobre isso post