O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (MDB) também foi convidado para ir a Israel na próxima 2ª feira (18), quando 3 governadores – de Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro – estarão no país.
O convite partiu do ex-embaixador de Israel, Yossi Shelley, amigo de Gustavo.
Hoje, Shelley atua como chefe de gabinete do 1º ministro israelense, Benjamin Netanyahu.
Comitiva de governadores
Yossi fez o convite para que o ex-prefeito de Aparecida esteja em terras israelenses na mesma semana em que os governadores Ronaldo Caiado (GO), Tarcísio de Freitas (SP) e Cláudio Castro (RJ), estarão no Oriente Médio.
Uma ONG de Israel, com o aval do 1º ministro, Benjamin Netanyahu, é responsável pela articulação da comitiva em solo israelense.
Conforme apurado, a ONG convidou as autoridades para mostrar o olhar de Israel sobre a guerra às autoridades brasileiras.
Visita não foi articulada por Mendanha
Apesar da proximidade entre Mendanha e Yossi Shelley, a visita desta vez não foi articulada por sua participação.
Caiado e Mendanha chegaram a estruturar uma comitiva para visita ao Oriente Médio no final de 2024.
Eles cancelaram a organização após o estouro da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, em outubro de 2023.
Mendanha vai para Israel?
Shelley convidou Mendanha para visitar o país após a confirmação da presença do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) em comitiva.
Gustavo, por sua vez, avalia a situação antes de definir se embarca ao país que protagoniza conflito militar no Oriente Médio.
Apesar do convite, Mendanha não confirmou sua ida por alguns motivos.
Um deles seria a prioridade dada, neste momento, à formação de chapas em Goiânia, Aparecida e de outras cidades, com foco nas eleições de 2024.
Outra questão envolve a logística de organização da viagem.
Além do desafio em visitar o país num momento de guerra, hoje Israel vive dificuldade de disponibilidade de hospedagem, uma vez que moradores de áreas bombardeadas nas proximidades das fronteiras buscam refúgio em regiões centrais, sobrecarregando a rede hoteleira de Tel Aviv.
LEIA TAMBÉM:
Mendanha considera projeto de Vilmar, mas diz que ainda é preciso mais análise
Quer receber notícias dos bastidores da política de Aparecida?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **WhatsApp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Aparecida”.