Sob risco de perder o mandato, o vereador de Aparecida de Goiânia, Cristiano Zoi (Avante), quebrou o silêncio.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
Em entrevista à Folha Z, Zoi falou abertamente sobre o julgamento que pode cassar seu cargo na Câmara Municipal — e aproveitou para criticar duramente a legislação eleitoral.
A declaração foi feita em Salvador, onde ele participou, na última 6ª feira (4), do lançamento da pré-campanha presidencial do governador Ronaldo Caiado.
Risco de cassação de Zoi
O mandato de Cristiano Zoi está sob análise da Justiça Eleitoral após a cassação da chapa do Avante pela 132ª Zona Eleitoral de Aparecida, sob acusação de fraude na cota de gênero.
A denúncia foi apresentada pelo PSD e pelo candidato Diego Tufão, com base na candidatura de Rute de Jesus, que obteve apenas 10 votos e, supostamente, teria feito campanha para outra candidata da mesma legenda.
Essa candidatura foi determinante para que o Avante atingisse o percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas exigido por lei.
Zoi recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e aguarda o julgamento do recurso.
“Ela foi candidata”, defende Cristiano Zoi
Durante a entrevista, o vereador reforçou que a candidatura de Rute foi legítima e que sua equipe jurídica está trabalhando para comprovar isso.
“Não entendo por que a candidatura dela está sendo vista como laranja. Ela enfrentou dificuldades, mas foi candidata, recebeu votos e agora está sendo injustamente perseguida”, afirmou.
Críticas à legislação
Zoi também fez críticas à legislação eleitoral, que considera contraditória.
“A lei é falha. Em vez de incentivar e abraçar a participação feminina, acaba perseguindo as mulheres”, desabafou.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Aparecida?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **WhatsApp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Aparecida”.
Discussão sobre isso post