Diretor geral do Hospital Sírio-Libanês (HSL), o médico Paulo Chapchap esteve em Aparecida na manhã desta sexta, 12, para firmar convênio com a prefeitura.
A assinatura, realizada no Hospital Municipal de Aparecida (HMAP), visa implantar uma Gestão por Resultados na Secretaria Municipal de Saúde.
Além de falar à imprensa, Chapchap ainda ministrou palestras aos convidados.
Mas o que mais chamou a atenção dos presentes foi sua avaliação do sistema de Saúde Pública de Aparecida.
“[A estrutura do HMAP] é de entusiasmar. É um hospital muito bem iluminado, muito bem arejado, com materiais na sua construção que são eternos, são permanentes e vão exigir pouca manutenção ao longo do tempo e a tecnologia embarcada é da melhor qualidade”, disse.
De acordo com o médico, a mesma estrutura não é encontrada em hospitais no entorno do HMAP: “Vocês podem se orgulhar de um aparelho público muito bem montado”.
O diretor do Sírio-Libanês ainda apontou que essa excelência gera situações complexas, como a chegada de pacientes de outras cidades e Estados em busca de atendimento.
“Quando você mostra um serviço muito diferenciado como esse, os pacientes vêm procurar o melhor para si e para suas famílias e isso causa uma sobrecarga nos aparelhos públicos de ótima qualidade como esse aqui”, avaliou.
O médico também elogiou a atenção básica da Saúde no município, que, segundo ele, “está muito bem estruturada”.
Confira a entrevista coletiva concedida pelo diretor geral do Hospital Sírio-Libanês na manhã desta 6ª em Aparecida:
Convênio Aparecida Sírio-Libanês
Também presente na solenidade, o prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha, o novo convênio irá agregar mais qualidade aos serviços oferecidos à população.
De acordo com ele, equipes do Sírio-Libanês medirão e acompanharão permanentemente os resultados dos atendimentos em nossas unidades de saúde, incluindo o HMAP.
O convênio prevê, dentre outras iniciativas, o apoio do HSL na implantação de um projeto focado no modelo de gestão por resultado.
A atuação será por meio dos processos gerenciais administrativos e assistenciais da SMS, com acompanhamento, monitoramento e qualificação dos trabalhos desenvolvidos pelos profissionais da rede.
Os resultados apresentados pelas unidades de Saúde e departamentos serão discutidos mensalmente com o comitê de acompanhamento com foco no desenvolvimento de pensamento crítico para tomada de decisões de forma estratégica.
“Vamos esmiuçar pontos fortes e onde devemos melhorar com soluções eficazes e ágeis. Tudo com rigor técnico-científico, preparando nossos trabalhadores para um salto de qualidade em todos os níveis”, enfatizou o secretário municipal de Saúde Alessandro Magalhães.

Segundo o diretor do HSL, Paulo Chapchap, o 1º trabalho foi o diagnóstico da Saúde em Aparecida.
O médico apontou que a parceria envolve o desenvolvimento de profissionais e o acompanhamento de metas estabelecidas ao HMAP e às unidades básicas de saúde.
“O sírio encontrou aqui uma oportunidade de transferir conhecimentos e acompanhar o resultado dessa transferência, estruturando a assistência de saúde no município inteiro. Estamos construindo um caso exemplo pro Brasil de uma integração entre o público e o privado em benefício do cidadão”, disse Chapchap.
Programação de palestras da Saúde em Aparecida
Diretor Geral do HSL, o médico Paulo Chapchap será o primeiro palestrante do dia.
Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), foi Research fellow e Visiting Assistant Professor in liver transplantation pela Universidade de Pittsburgh (1986 e 1987), nos EUA.
Ele é também Doutor em Medicina (Área de Clínica Cirúrgica) pela USP, foi membro do Conselho da International Liver Transplantation Society (2007 a 2011), é coordenador do Programa de Transplante de Fígado do HSL e presidente e pró-Reitor dos Cursos Stricto-Sensu do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa.
Confira a programação completa de palestras de profissionais do Sírio-Libanês em Aparecida:
- “Saúde baseada em Valor: Como aplicar na área pública no Brasil?” com o CEO do HSL, Paulo Chapchap;
- “Experiência do HSL em Aparecida” com o consultor sênior do HSL, Everton de Macedo da Cunha;
- “Projeto Gestão Municipal da Saúde baseada em Resultados” com o consultor sênior do HSL, André Osmo;
- “Tele Saúde e Regulação no SUS” com o coordenador de Inovação e Tecnologia na área de Telemedicina do HSL, César Biselli.

Obras de asfalto em 29 ruas do Independência são lançadas nesta 6ª
Acompanhe tudo que acontece em Aparecida de Goiânia seguindo o Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post