O desfile cívico-militar em comemoração ao aniversário de 90 anos da capital na manhã desta 3ª feira (24), foi marcado por protesto de servidores administrativos da rede municipal de Educação, que reivindicam a elaboração de um novo plano de carreira.
A Folha Z apurou que o mais recente é de 12 anos atrás.
Os manifestantes, com cartazes relacionados à reivindicação da categoria, se posicionaram em frente ao palco das autoridades, montado na avenida Benjamin Constant, esquina com a 24 de Outubro.
Assista ao vídeo da manifestação dos servidores da Educação (25s):
Além do prefeito de Goiânia Rogério Cruz, estavam no local o governador Ronaldo Caiado e o ex-prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha, além de outras autoridades.
GCM e PM montão cordão de segurança no desfile
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Polícia Militar (PM) montaram um cordão de isolamento para impedir a aproximação dos manifestantes.
Apesar da tensão devido ao protesto, não houve registros de violência, e o prefeito Rogério Cruz se mostrou confortável em relação aos manifestantes.
O desfile, segundo a Prefeitura de Goiânia, contou com 6 mil integrantes.
Participaram do evento militares da Marinha, Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Metropolitana e de outras instituições, além de alunos de escolas municipais e estaduais.
Resposta da Prefeitura
Sobre os manifestantes, a Prefeitura de Goiânia informou que já está em negociação com a categoria.
O Executivo ressaltou ainda que um acordo bom para ambas as partes será selado ainda esta semana.
Discussão sobre isso post