Apesar de ter retomado o antigo calendário de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o Governo de Goiás não tornará isentos os veículos com mais de 10 anos.
A novidade foi implantada em 2016 e pegou de surpresa muitos motoristas que não tinham incluído o pagamento do imposto em seus orçamentos. Em 2017, a norma será repetida: só não pagará IPVA o proprietário de veículo com mais de 15 anos.
Não existe nem mesmo projeto para reinstituir a isenção em andamento na Assembleia Legislativa (Alego), trâmite necessário para ela entrasse em vigor. Caso algo seja apresentado nesse sentido, só teria vigência a partir do ano que vem.
LEIA MAIS: Homem é preso após incendiar a própria casa e matar quatro filhos e neto
Segundo dados do Departamento de Trânsito do Estado (Detran-GO), mais de 630 mil veículos estavam isentos do tributo em 2015. E, somente com a mudança, o governo conseguiu arrecadar R$ 62 milhões a mais no ano.
Descontos
Por outro lado, outros benefícios concedidos no ano passado permanecem: parcelamento do IPVA em três pagamentos, o desconto de 50% para veículos populares que não tiveram infrações no ano anterior e os 5% de desconto para motoristas inscritos no programa Nota Fiscal Goiana. Além disso, veículos novos não pagam imposto no ano da compra.
Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter
Discussão sobre isso post