Pré-candidato anunciado pelo MDB em evento com Gustavo Mendanha, o ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot quer trazer ainda mais força para o projeto.
Para chegar ao comando do Paço, Darrot quer ter o presidente da Alego, Bruno Peixoto, ao seu lado.
O núcleo do ex-prefeito de Trindade, no entanto, não quer receber o apoio de Bruno Peixoto somente em julho.
Jânio, segundo auxiliares, avalia que os grupos precisam se aproximar, ao invés de apostar na guerrilha política.
A intenção é investir no projeto de grupo, evitando fissuras na base que possam prejudicar o projeto governista.
Apesar disso, a leitura do grupo de Darrot é de que o apoio tardio indicaria falta de compromisso, tanto com Jânio como com o desejo da base e do governador Ronaldo Caiado.
Aproximação entre pré-candidatos
O ex-prefeito de Trindade chegou a ser acusado de paraquedismo político por aliados de Peixoto, por não ter reduto eleitoral em Goiânia, mas defende que isso não se aplica.
Jânio rechaçou o ataque, mas reconheceu que é novo politicamente em Goiânia e pode ter mais impacto junto ao eleitor com aliados fortes.
Diante disso, a estratégia é clara: poderia se beneficiar e crescer contando com a estrutura de Peixoto na Alego.
A aliança também protegeria os 2 da aproximação de outros nomes da base caiadista.
Jânio acredita que foi procurado como opção porque é do grupo do governador e é próximo dele.
Na leitura do grupo do ex-prefeito, sem Bruno, se a opção não fosse Darrot, a base poderia procurar nomes como o do senador Vanderlan Cardoso.
Análise de aliados de Bruno Peixoto
Internamente, porém, o grupo de Bruno Peixoto avalia que o recuo ainda não é definitivo e o projeto do deputado deve permanecer vivo.
Aliados do presidente da Alego mostraram frustração com o anúncio da retirada da pré-candidatura e ainda confiam que Peixoto tem força para permanecer no jogo e chegar ao Paço.
O deputado pode ter dificuldades para reverter o quadro, sem apoio de nomes de destaque como Gustavo Mendanha e Daniel Vilela, mas quer mostrar que ainda tem capital político para convencer Caiado de que é a opção da base para Goiânia.
Discussão sobre isso post