A 24ª fase da Operação Lava Jato foi iniciada na manhã desta sexta-feira com a chegada da Polícia Federal (PF) à casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Bernardo do Campo, além de outros pontos de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.
A Operação começou em março de 2014 e investiga esquema bilionário de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. O ex-presidente é alvo de um dos mandados de condução coercitiva e será conduzido para prestar esclarecimentos à PF.
Foram expedidos 44 mandados judiciais, sendo 33 de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva – quando a pessoa é levada para prestar depoimento – na ação batizada de “Aletheia” (grego para “busca da verdade”). O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, também é alvo de outro mandado de condução.
Motivo
Segundo a PF, a ação aprofunda a investigação de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro desviado da Petrobras por meio de falsos pagamentos feitos por José Carlos Bumlai e pelas construtoras OAS e Odebrecht ao presidente Lula e pessoas associadas.
A suspeita é de que Lula tenha recebido dinheiro do esquema através de um apartamento triplex e de um sítio em Atibaia, da entrega de móveis de luxo nos dois imóveis e da armazenagem de bens por transportadora, além de pagamentos por supostas doações e palestras feitos por empresas investigadas na Lava Jato.
LEIA MAIS: Delcídio incendiário – JOGO LIMPO com Rodrigo Czepak
A Operação veio à tona depois que foi divulgada e delação premiada do senador Delcídio do Amaral, que, segundo grandes veículos de comunicação, implicaria Dilma e Lula nos esquemas investigados.
Discussão sobre isso post