Mais da metade dos eleitores que afirmaram que votariam na advogada e agropecuarista Ana Paula Rezende (MDB) também consideram votar no ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha.
A análise foi feita a partir de números coletados pela pesquisa Folha Z / Instituto Verus.
Pesquisa Folha Z/Instituto Verus: Caiado tem dobro de aprovação de Lula e triplo de Cruz, em Goiânia
Cotada entre os nomes que devem disputar a Prefeitura Municipal de Goiânia em 2024, Ana Paula declarou na última semana que deve ficar fora das eleições.
Segundo mostrou a pesquisa, seu nome era um dos menos conhecidos do eleitorado goianiense.
De acordo com os dados da pesquisa, quase 60% do eleitorado nunca ouviu falar na filha de Iris.
Outros 34% conhecem pouco (12%) ou “apenas ouviram falar” (22%) sobre a emedebista.
Ainda assim, a advogada chegou a 9%, quando foi testada, e somou 1,5% na pesquisa espontânea.
Mas para quem vão os votos da emedebista que é filha do ex-governador Iris Rezende e da ex-deputada federal Iris Araújo?
Segundo a pesquisa, 51% dos eleitores que disseram que votariam em Ana Paula, tem Gustavo Mendanha como 2ª opção de voto.
Ambos compartilham uma parte dos seus eleitores.
O outro nome cotado na base do governador Ronaldo Caiado (União), o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (União) herda apenas 7% desse eleitorado.
Os demais votos dispersam para Adriana Accorsi (16%), Gustavo Gayer (9%), Rogério Cruz (6%) e para os outros nomes.
A transferência de voto da emedebista, contudo, é semelhante quando são comparados os cenários estimulados com apenas um nome para representar a base do governador.
De acordo com os dados, em um cenário sem Ana Paula e sem Mendanha, 49% do votos da filha de Iris iriam para Bruno Peixoto.
Adriana (20%) e Vanderlan (21%) também teriam parte dos eleitores da advogada.
A transferência comparada ao quadro de Mendanha é maior (53%), mas se mantém dentro da margem de erro.
O mesmo acontece com os números de Vanderlan (22%) e Adriana (18%) ficaram na sequência, com leve variação.
Método de pesquisa
A coleta de dados foi realizada entre os dias 10 e 15 de agosto de 2023.
Os resultados contemplam 618 entrevistas e apresentam 4% de margem de erro máxima, para mais ou para menos, dentro de um coeficiente de segurança de 95%.
O levantamento foi realizado através de entrevistas face-a-face e o Instituto Verus manteve, durante todo período de execução do trabalho, um sistema de “Plantão de Atendimento e Suporte ao Campo”, para a solução de imprevistos e confirmação da identidade dos coletores de dados e da pesquisa.
Todas as entrevistas foram gravadas em áudio e os dados coletados foram objeto de supervisão e checagem, quando os dados pessoais e respostas dos entrevistados são conferidos.
Os dados foram ponderados segundo a proporcionalidade de moradores de cada região do município, conforme os dados da Prefeitura de Goiânia divulgados em 2023.
Os percentuais apresentados têm as frações arredondadas para cima quando o número foi igual ou superior à 0,6% e para baixo quando o número foi igual ou inferior à 0,5%.
Os percentuais apresentados têm as frações arredondadas para cima quando o número foi igual ou superior à 0,6% e para baixo quando o número foi igual ou inferior à 0,5%.
Diante deste cenário, a soma de todos pode ultrapassar 100%.
LEIA TAMBÉM:
Mendanha lidera em cenário estimulado para prefeitura de Goiânia; Rogério aparece em 6º
Discussão sobre isso post