Atual diretor de Operações no Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), o ex-deputado federal Leandro Viela foi sondado por um para assumir a secretaria municipal da Fazenda.
A opção visa conter os atritos da gestão de Mariano com o grupo de Gustavo Mendanha, seu antecessor, que tem problemas com a manutenção do atual secretário da pasta, Einstein Paniago.
O que parece a solução de Vilmar, porém, não promete trazer tantas vantagens para Vilela.
Ex-deputado federal, Leandro Vilela está acostumado a debates de alto nível e pensamento macro, diferente das picuinhas que deve ter que administrar na gestão municipal de uma cidade que a forma de fazer política ainda é provinciana (atrasada).
Mesmo tendo o nome lembrado para ser o dono da chave do cofre de um município com orçamento de mais de R$ 2 bilhões, na Fazenda de Aparecida, Leandro Vilela estaria atuando em esfera abaixo do seu potencial político e abaixo da que hoje se faz na capital, especialmente no que tange à gestão do governo estadual.
Desgaste para Leandro Vilela
Além disso, a presença de Leandro Vilela na Prefeitura de Aparecida de Goiânia pode trazer desgaste para sua imagem.
Hoje, o primo e aliado de Leandro, Daniel Vilela, traça caminho claro para virar governador do estado e não tem a ganhar com nomes ao seu redor sendo desgastado por debates frequentes.
Mesmo se chamado, a princípio Leandro Vilela deve rejeitar a pasta, para fugir da política provinciana e amadora de Aparecida e um possível desgaste que prejudique voos maiores a nível estadual.
A situação seria diferente, no entanto, se Leandro Vilela viesse com potencial de ser candidato a prefeito, em que as portas se abrem com outras possibilidades de influência e controle da política local.
Por fim, destaco que Leandro é de grupo e fiel ao seu primo Daniel.
Caso o vice-governador peça compreensão a ele para assumir a secretária da Fazenda, Leandro não irá dizer não.
Por lealdade, atenderá o pedido de Daniel.
Leandro Vilela na Fazenda é garantia de que Gustavo Mendanha e Daniel vão se manter no mesmo barco de Vilmar Mariano.
Resta saber, se o núcleo duro do prefeito vai aceitar ficar sem a chave do cofre.
Discussão sobre isso post