A Polícia Federal (PF) está à procura de Lidiane Leite (PP), de 25 anos, prefeita de Bom Jardim, no Maranhão, a 275 quilômetros da capital São Luís. Ela é suspeita de desviar dinheiro público destinado à educação.
Lidiane está desaparecida desde a semana passada. Segundo o superintendente da PF, Alexandre Saraiva, é bem provável que a prefeita esteja recebendo ajuda de outras pessoas para se esconder.
A prefeita está foragida desde o início da Operação Éden, que investiga fraudes em licitações, desvios de dinheiro e transferências bancárias irregulares na cidade de quase 40 mil habitantes.
Para capturar a mulher, a vigilância foi reforçada em rodoviárias, aeroportos e rodovias do Estado. O ex-secretário de Agricultura, Antônio Gomes da Silva, e de Assuntos Políticos, Humberto Dantas dos Santos, ex-namorado da prefeita, já foram presos.
Com o sumiço de Lidiane, a cidade vive um impasse: os vereadores estão impedidos de votar o afastamento dela por causa de uma medida cautelar obtida por ela na Justiça. A pepista já havia sido afastada três vezes do cargo.
Discussão sobre isso post