Após encontro realizado com grupo de vereadores liderados por Romário Policarpo e o secretário de governo, Jovair Arantes, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, espera ter mais tranquilidade para poder trabalhar pela cidade.
O principal saldo da reunião foi deixar a articulação com a Câmara totalmente a cargo de Jovair, que deve cuidar de intermediar a relação com os vereadores e grupos políticos.
A função já havia sido determinada previamente e, inclusive, chegou a ocorrer durante outros momentos de tensão entre os poderes, mas agora ganha um novo grau de autonomia.
O objetivo da decisão é dar mais tempo e liberdade ao prefeito Rogério Cruz, que quer poder se dedicar a estar nas ruas enquanto trabalha pelo município.
Clima descontraído
Apesar da reunião de 4ª feira (8) ter sido realizada em meio a imbróglios na Câmara, o clima entre Rogério e os vereadores foi de muita tranquilidade.
A reportagem da Folha Z – que esteve no local antes, durante e depois da reunião – notou um prefeito muito à vontade em meio ao grupo de parlamentares.
A mesma leveza também foi percebida por parte dos vereadores, bem diferente dos momentos de tensão que a relação já viveu.
Após o encontro, ficou claro que o prefeito escolheu o grupo primordial que forma sua base: o grupo de Romário Policarpo.
Trégua na relação
Pelo clima sentido no 6º andar do Paço Municipal, a reunião mostrou que o grupo está unido com o prefeito e irá respaldar o trabalho de Rogério Cruz.
Um fato chama a atenção.
Vereadores ligado a Romário Policarpo não concordam que o prefeito abra diálogo com líder do bloco Vanguarda e querem que o chefe do Executivo se mantenha distante de Igor Franco.
Apesar do imbróglio, os vereadores aprovaram a orientação de relação com Jovair e deram sinal que irão trabalhar para manter a unidade interna e nas relações com a Prefeitura, além de estarem mais presentes nas solenidades e ações com Rogério Cruz.
Ainda que o momento pareça ser positivo para os 2 lados, o histórico das relações entre poderes Executivo e Legislativo durante a gestão Cruz tem sido de muitos altos e baixos.
Encontro reservado
Após o fim da reunião e a partida da maioria dos vereadores, o presidente da Câmara, Romário Policarpo, teve um novo encontro reservado com o secretário Jovair Arantes.
Questionado pela reportagem, Romário declarou que se encontrou com Jovair apenas “para jogar conversa fora” e garantiu não ter discutido assuntos políticos.
Discussão sobre isso post