Atleta paralímpico explica polêmico vídeo em que usa as pernas

Depois de um mal-entendido durante a cerimônia de revezamento da tocha olímpica em Anápolis, o atleta paralímpico João Paulo Nascimento, de 25 anos, explicou por que a indignação das pessoas foi equivocada.

João Paulo repercutiu nas redes sociais em vídeo que o mostrava apoiando-se sobre o pé na tentativa de não se desequilibrar na cadeira de rodas. Os internautas se perguntaram se tudo não teria passado de uma farsa, já que o atleta não poderia ter movimento nas pernas.

LEIA MAIS: Incêndio em prédio assusta moradores do Setor Oeste

Mas ele contou que, na verdade, não é paraplégico. João Paulo tem uma doença chamada de “Geno Valgo” ou joelho em “X”. Por causa da condição, as pernas ficam desalinhadas e os joelhos são virados para dentro, fazendo com que os pés se afastem e a movimentação seja dificultada.

O atleta declarou que ficou “muito chateado” com a reação do público. “Eu não esperava essa polêmica toda. Para a gente, para quem conhece esporte paralímpico, é super normal,” contou.

Veja ao lado vídeo publicado nas redes sociais do atleta em que ele comenta o caso.

Motivação

Mesmo assim, a situação “foi um ânimo a mais para eu brigar, para eu conquistar uma vaga nas Paraolimpíadas desse ano,” afirmou Nascimento. “Tenho uma grande chance de representar o nosso país. Também vejo como uma oportunidade de mostrar para as pessoas como é o basquete de cadeiras de rodas.”

Comentários do Facebook