Por Ronaldo Coelho – Parte do debate dos presidenciáveis na Band, na noite de terça-feira, 14, foi dedicada à discussão sobre a origem e o mérito da criação dos programas sociais do governo federal. A presidenta Dilma Rousseff (PT) voltou a dizer que o Programa Bolsa Família não se assemelha aos programas de assistência do governo Fernando Henrique Cardoso. Por sua vez, Aécio Neves (PSDB) refutou Dilma e disse que o governador Marconi Perillo (PSDB) foi quem sugeriu ao então presidente Lula a criação de um programa que unificasse todos os outros já existentes.
Programa Renda Cidadã
O modelo de Marconi era o Programa Renda Cidadã, criado por ele em seu primeiro governo. Para confrontar Dilma, Aécio leu trecho do discurso em que Lula reconhece e agradece a Marconi pela sugestão que resultou na criação do Programa Bolsa Família, em solenidade no Palácio do Planalto, logo no início do governo do petista.
“Quero lembrar aqui, governador Marconi Perillo, que se faça justiça. Além de ser o Estado que mais tem essa política de renda, foi o companheiro que na primeira reunião que tivemos de governadores sugeriu a ideia da unificação das políticas de assistência social neste País”, disse Lula. Não dá para negar. Está gravado em áudio e vídeo. Contra fatos, não há negativa.
Discussão sobre isso post