O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha, o senador Vanderlan Cardoso (PSD) e a deputada federal Adriana Accorsi (PT) estão tecnicamente empatados como 2ª opção de voto dos goianienses para 2024.
A pergunta foi feita aos eleitores durante a pesquisa de opinião pública encomendada pela Folha Z junto ao Instituto Verus Assessoria & Pesquisa.
Os 618 entrevistados foram perguntados em quem votariam, caso o nome indicado como 1ª opção não fosse candidato a prefeito.
De acordo com os dados, Mendanha foi apontado como a 2ª opção de 18%, melhor colocação na lista.
Na sequência, aparecem Vanderlan, com 15%, e Adriana Accorsi, com 14%.
Todos os 3 estão empatados dentro da margem de erro, de no máximo 4 pontos.
Outras opções
O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) tem 7%, assim como o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (União).
A emedebista Ana Paula Rezende (6%), o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Sandro Mabel (5%), o deputado federal Gustavo Gayer (4%) e o ex-reitor da UFG Edward Madureira (3%) também foram lembrados como opção.
A lista inclui ainda o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo (1%), e o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), que aparece como 2ª opção de 8%.
Nulos e brancos registraram 7%, enquanto indecisos ficaram em 4%
Opção de voto para Vanderlan sobe 5%
Na consideração de 2ª opção levantada pela Pesquisa Folha Z, Vanderlan oscilou 5% para cima, em relação aos 10% que citaram o senador como 1ª opção.
Também registraram oscilação positiva, dentro da margem de erro, Ana Paula (+4%), Sandro Mabel (+3%), Edward (+1%) e Romário (+1%).
Mendanha, que vive uma situação de incerteza e depende de consulta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para concorrer à prefeitura, repetiu a liderança do cenário completo, mas registrou 10% a menos.
CONFIRA ABAIXO QUEM FICOU COMO 2ª OPÇÃO DO ELEITOR GOIANIENSE
- Gustavo Mendanha – 18%;
- Vanderlan Cardoso (15%);
- Adriana Accorsi (14%);
- Marconi Perillo (8%);
- Rogério Cruz (7%);
- Bruno Peixoto (7%);
- Ana Paula Rezende (6%);
- Sandro Mabel (5%);
- Gustavo Gayer (4%);
- Edward Madureira (3%);
- Romário Policarpo (1%);
- Branco/nulo (7%)
- Não souberam responder (4%).
COMPARE COM O CENÁRIO EM QUE TODOS OS NOMES FORAM DISPONIBILIZADOS:
Pesquisa Folha Z/Instituto Verus: Caiado tem dobro de aprovação de Lula e triplo de Cruz, em Goiânia
Método de pesquisa
A coleta de dados foi realizada entre os dias 10 e 15 de agosto de 2023.
Os resultados contemplam 618 entrevistas e apresentam 4% de margem de erro máxima, para mais ou para menos, dentro de um coeficiente de segurança de 95%.
O levantamento foi realizado através de entrevistas face-a-face e o Instituto Verus manteve, durante todo período de execução do trabalho, um sistema de “Plantão de Atendimento e Suporte ao Campo”, para a solução de imprevistos e confirmação da identidade dos coletores de dados e da pesquisa.
Todas as entrevistas foram gravadas em áudio e os dados coletados foram objeto de supervisão e checagem, quando os dados pessoais e respostas dos entrevistados são conferidos.
Os dados foram ponderados segundo a proporcionalidade de moradores de cada região do município, conforme os dados da Prefeitura de Goiânia divulgados em 2023.
Os percentuais apresentados têm as frações arredondadas para cima quando o número foi igual ou superior à 0,6% e para baixo quando o número foi igual ou inferior à 0,5%.
Diante deste cenário, a soma de todos pode ultrapassar 100%.
Quer receber notícias dos bastidores da política em Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiás”.
LEIA TAMBÉM:
Discussão sobre isso post