A saída do ex-deputado estadual Fred Rodrigues não atrapalha a perspectiva do PL em ampliar a representatividade na Câmara de Goiânia.
O cálculo foi feito pelo vereador Willian Veloso, pelo ex-deputado federal Major Vitor Hugo – os 2 pré-candidatos a vereança –, e pelo próprio Fred, que retirou seu nome para assumir a pré-campanha de vice-prefeito.
“O pessoal contava com a minha presença na chapa, mas a dinâmica da política faz com que a gente tome decisões difíceis. Isso não impede que o PL tenha a maior bancada na Câmara de Goiânia“, afirmou.
Sem Fred, o nome do ex-deputado federal e ex-governadoriavel Major Vitor Hugo é visto como o principal cabeça de chapa.
Vitor Hugo reconhece que a saída de Fred pode atrapalhar a eleição de mais vereadores, mas não acredita que o movimento comprometeu a chapa.
Além dele, o agora pré-candidato a vice-prefeito também destacou os nomes de Willian Veloso, que busca a reeleição, Coronel Urzêda e do ex-vereador Oseias Varão.
Mais candidatos com potencial
Apesar da saída de Fred – que tirou 20 mil votos para Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), somente em Goiânia –, Willian Veloso acredita que o PL pode ter mais facilidade para montagem da chapa.
“Ele agrega muito como vice e a tendência é que os votos dele sigam no PL. Isso aumenta a chance de alguns candidatos serem eleitos. Se você não tem um com 20 mil, teremos 4 com 5 mil“, avaliou Veloso.
De acordo com Veloso, a perspectiva é de eleger entre 6 e 7 vereadores.
Conforme os cálculos da Folha Z, para ter essa representatividade, um partido precisa ter, no mínimo, 100 mil votos na 1ª fase da distribuição das cadeiras, com o mesmo quociente de 2020 (17,1 mil).
O número, contudo, pode subir com o aumento dos eleitores na Capital.
LEIA TAMBÉM:
Desistir do 1º lugar para apoiar o 5º não faria sentido, defende Professor Alcides
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você precisa ficar atento ao que acontece nas entrelinhas, ao que os políticos fazem.
Faça parte de um seleto Canal no WhatsApp com o propósito de mostrar para você o que acontece nos bastidores da política de Goiânia, trazendo a verdade à tona ─ doa a quem doer.
Clique AQUI e faça parte AGORA