Após dedicar todos os esforços para garantir a manutenção de sua base em prefeituras importantes de Goiás nas eleições municipais, o objetivo do governador Ronaldo Caiado está traçado: se consolidar como candidato à presidência da República fora do estado.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
O governador está justamente “saindo de casa” em busca do fortalecimento de seu nome pelo país e já tem até data para se lançar como pré-candidato.
Conforme palavras do próprio Caiado, será logo após o Carnaval de 2025, em março, na cidade de Salvador, capital da Bahia.
“Já me coloquei como pré-candidato à presidência da República, é verdade. [O lançamento] Deve ser logo após o Carnaval”, disse.
A afirmação foi feita pelo governador durante entrevista exibida no Canal Livre, do Grupo Bandeirantes, no último domingo (25), gravada na 5ª feira (21), em São Paulo.
Caiado nas pesquisas de intenção de voto
Alguns dias depois, nesta 4ª feira (27), uma pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas coloca o nome de Caiado em praticamente todos os 7 cenários estimulados para a corrida presidencial de 2026.
Independente do nome escolhido pela direita – bolsonarista ou não – ou do candidato da base do presidente Lula (PT), o governador de Goiás foi testado em todos, assim como o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e a ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB).
Nos cenários estimulados, Caiado varia entre 3,7% e 8,9%.
No pior resultado, Caiado ficou em último contra Lula, o ex-presidente Jair Bolsonaro (hoje inelegível), Ciro e Tebet.
- Jair Bolsonaro: 37,6%
- Lula: 33,6%
- Ciro Gomes: 7,9%
- Simone Tebet: 7,7%.
- Ronaldo Caiado: 3,7%.
Melhor cenário para Caiado
O cenário em que o governador goiano somou sua maior intenção de votos foi quando o candidato da direita é Ratinho Jr.
Nesse caso, Caiado ainda aparece entre os menos votados, mas à frente – ainda que empatado dentro da margem de erro de 2 pp – de Simone Tebet, bem mais próximo dos advesários.
- Lula: 34,4%
- Ratinho Jr: 15,3%
- Ciro Gomes: 12,8%
- Ronaldo Caiado: 8,9%
- Simone Tebet: 8,7%
Caiado x Tarcísio
Num eventual cenário com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), no lugar de Bolsonaro, Caiado soma 5,3%.
- Lula: 34,7%
- Tarcísio de Freitas: 24,1%
- Ciro Gomes: 11,5%.
- Simone Tebet: 8,4%
- Ronaldo Caiado: 5,3%
No cenário espontâneo, quando não são apresentado os nomes, o goiano também foi lembrado, mas soma apenas 0,3% a 2 anos do pleito.
Os números citados pela reportagem foram divulgados nesta 3ª.
2014 entrevistas foram feitas entre os dias 21 e 25 de novembro.
A margem de erro, conforme mencionado, é de 2pp para mais ou para menos e o nível de confiança registrado pelo instituto foi de 95%.
Fora do ano eleitoral, não há necessidade de registro da pesquisa no TSE.
CONFIRA ABAIXO AOS CENÁRIOS TESTADOS:
Discussão sobre isso post