As obras de reforma do Terminal Osvaldo Augustinho Cardoso, em Senador Canedo, começam nesta 3ª feira (27), dentro do pacote de investimentos do governo Ronaldo Caiado.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
Esse será o último terminal do sistema BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera) a passar por modernização dentro do projeto Nova Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (Nova RMTC).
A previsão é que a revitalização seja concluída até dezembro de 2025.
Todos os dias, cerca de 11 mil pessoas passam pelo terminal, utilizando 17 linhas de ônibus distribuídas em 9 plataformas de embarque.
Entre as melhorias previstas estão nova pintura, troca de pisos e revestimentos, renovação de portas, louças e metais.
Também estão sendo criados novos sanitários, com acessibilidade e espaço familiar, além de salas para administração, guarda militar e fiscalização.
Funcionários terão áreas de apoio como refeitório e sanitários internos.

Energia Solar
Outro destaque é a modernização tecnológica: o terminal contará com sala de tecnologias, central de resíduos, gerador e até uma usina fotovoltaica.
Os acessos também serão renovados, com novas catracas, painéis informativos, sistema de som e câmeras de segurança (CFTV).
Mesmo durante as obras, o atendimento aos usuários será mantido no próprio terminal.
2 pontos de embarque seguirão ativos e o consórcio responsável pela operação vai disponibilizar orientadores para auxiliar os passageiros.

Reforma Terminal Eixo Anhanguera 2025
A reforma integra o projeto Nova Anhanguera, que está revitalizando 6 terminais e 19 estações do corredor do BRT.
Já foram iniciadas as obras nos terminais Bíblia, Praça A, Dergo e Padre Pelágio. O Terminal Novo Mundo foi entregue em janeiro deste ano.
Frota Sustentável
Além das reformas, a Nova RMTC prevê a renovação da frota com ônibus elétricos, movidos a diesel menos poluentes (padrão Euro VI) e até modelos a biometano, beneficiando diretamente 150 mil usuários da região metropolitana.
Discussão sobre isso post