Publicidade • Home
ANUNCIE AQUI
Super Banner / Full Banner (exemplo)
Saiba mais
• anúncio exemplo • atualize e veja alternar

Suplentes na Alego: 5 assumiram; Panda chegou a ser cotado, mas espaço não foi aberto pelo PSB

Publicidade
ANUNCIE AQUI
Saiba mais

Desde o início de 2023, 5 suplentes de deputados estaduais assumiram o mandato, seja de forma parcial ou efetiva.

Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!

O número aumentou em 2025, quando 1 suplente assumiu a titularidade e 3 passaram a ocupar temporariamente as cadeiras da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Rubens Marques durante sua posse | Foto: Alego

Já assumiram as cadeiras:

União Brasil

  • Rubens Marques (efetivamente): entrou no lugar do prefeito de Goianésia, Renato de Castro.

Solidariedade

  • Delegada Fernanda e Luiz Sampaio (está em mandato): ambos assumiram no lugar de Cristiano Galindo.

PSC (hoje Podemos)

  • Léo Portilho (está em mandato): assumiu a cadeira de Henrique César.

Avante

  • Rodrigo Fernandes: foi o primeiro suplente a assumir temporariamente, ainda em 2024, no lugar de André do Premium.

Willian Panda quase assumiu

Além dos 5, o secretário de Habitação de Aparecida de Goiânia, Willian Panda (PSB), esteve próximo de assumir a titularidade.

O socialista é 1º suplente da chapa do partido.

Antes do pleito do deputado estadual Karlos Cabral (PSB) nas eleições de prefeito de Rio Verde (2024), articulações quase levaram Panda para a Alego.

A ausência dessa definição e a montagem da chapa do PSB deixaram o grupo do socialista insatisfeito.

Panda deve disputar as eleições de 2026 por outra legenda.

Karlos Cabral | Foto: Alego

Álvaro Guimarães

Outro suplente que quase assumiu uma cadeira no parlamento estadual foi o ex-deputado Álvaro Guimarães (União Brasil).

Nos bastidores, seu nome esteve próximo de emergir para a titularidade.

O prefeito Sandro Mabel tentou contar com Rubens Marques em seu 1º escalão, mas as articulações não avançaram.

Suplentes reforçam chapas

Até julho de 2026, quando terminam as convenções partidárias, outros suplentes devem assumir mandatos.

Daniel e Glaustin no gabinete do parlamentar | Foto: Reprodução / Redes sociais

Este movimento é comum e também ocorre na Câmara dos Deputados e no Senado.

  • O MDB abriu espaço para o primeiro suplente do partido, Márcio Corrêa (hoje no PL), por um período.
  • O PSC (hoje Podemos) abriu espaço para Samuel Santos assumir o mandato de Glaustin da Fokus.
  • No Senado, Pedro Chaves (MDB) assumiu a titularidade no mandato de Vanderlan Cardoso.

Vanderlan e Pedro Chaves | Foto: Senado

Câmara de Goiânia

Somente em 2025, o PSDB abriu vaga para os dois primeiros suplentes da legenda: Michel Magul e Rodrigo Rizzo (em mandato).

Rodrigo Rizzo e Michel Magul | Foto: Reprodução

No mandato 2020/2024, nove legendas abriram espaço para seus suplentes:

  • Avante

  • Agir

  • PSL (hoje União Brasil)

  • PROS (hoje Solidariedade)

  • Patriota (hoje PRD)

  • PDT

  • DC

  • Podemos

  • Democratas (hoje União Brasil)


 

Publicidade
ANUNCIE AQUI
Saiba mais

Leave a reply

Loading Next Post...
Search
Mais Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...