
Tremores de magnitudes 7,2 e 7,5 atingiram o país em menos de um minuto, deixaram mais de 160 mortos e provocaram destruição em várias cidades
Um vídeo gravado na noite desta quarta-feira (25) mostra momentos de pânico no Aeroporto Internacional Simón Bolívar, em Maiquetía, na Venezuela.
Nas imagens, passageiros correm em busca de segurança após dois fortes terremotos atingirem o país.
Os tremores ocorreram com menos de um minuto de diferença.
O primeiro terremoto teve magnitude 7,2 e foi registrado a cerca de 160 quilômetros a oeste de Caracas.
Em seguida, um segundo abalo sísmico, de magnitude 7,5, atingiu a mesma região, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Ver essa foto no Instagram
Os terremotos provocaram danos em diversas cidades venezuelanas. Prédios e residências desabaram em Caracas e em outras regiões do país.
Além disso, equipes de resgate seguem mobilizadas para localizar vítimas sob os escombros.
De acordo com informações das autoridades locais, mais de 160 pessoas morreram em consequência dos tremores.
Acidente mata vereador, esposa e filho em rodovia de Goiás
Ao mesmo tempo, pelo menos 970 pessoas ficaram feridas.
Diante da gravidade da situação, a presidente Delcy Rodríguez decretou estado de emergência em todo o território venezuelano.
Após os terremotos, o Centro de Alerta de Tsunamis dos Estados Unidos emitiu um alerta para áreas do litoral.
No entanto, a ameaça de tsunami não se confirmou.
Mesmo assim, autoridades mantiveram o monitoramento da costa venezuelana durante as horas seguintes aos abalos sísmicos.

Terremotos deixam mortos e feridos na Venezuela Foto: Reprodução/Youtube
A tragédia mobilizou a comunidade internacional. Brasil, México, Catar, Estados Unidos e China estão entre os países que colocaram equipes de resgate e ajuda humanitária à disposição da Venezuela.
Além disso, governos estrangeiros se comprometeram a enviar medicamentos, alimentos e materiais de primeiros socorros para as áreas afetadas.
Rastreador de covas é acionado nas buscas por primas desaparecidas após festa
Segundo a agência Reuters, a missão de direitos humanos da ONU na Venezuela também pediu ao governo venezuelano a suspensão temporária das restrições às redes sociais.
O objetivo é facilitar a comunicação da população durante a emergência.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se pronunciou ainda na noite de quarta-feira por meio da rede social X.
Na publicação, Lula informou que orientou o Ministério das Relações Exteriores a acompanhar a situação na Venezuela e avaliar medidas de assistência humanitária para auxiliar a população afetada pelos terremotos.
As autoridades venezuelanas continuam avaliando os danos causados pelos tremores, enquanto equipes de emergência trabalham no atendimento às vítimas e na recuperação das áreas atingidas.






