Extinção e fusão de secretarias geram economia de R$ 72 milhões ao ano
O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, apresentou à imprensa na tarde desta quarta-feira, 11, a primeira etapa do projeto de reforma administrativa de 2015, que deve ser enviado ao Legislativo no próximo dia 19. Dentre as mudanças desta etapa estão a fusão de 14 pastas para a criação de 6.
Mudanças
Será criada a Agência de Turismo e Lazer, que incorporará os parques Mutirama e Zoológico; Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, responderá pelas atuais atribuições da secretarias de Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Semped), Juventude (Sejuv) e Igualdade Racial (Seppir), além das funções da hoje Assessoria de Políticas para a Diversidade Sexual.
Secretarias municipais de 27 para 17
Nesta primeira etapa, 11 pastas deixarão de existir, reduzido o número de secretarias municipal de 27 para 17. Deixarão o organograma as pastas Habitação (Smhab), Gestão de Pessoas (Semgep), Casa Civil (SMCC), Sejuv, Seppir, Semped; Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), Fiscalização (Sefis) e duas extraordinárias, que serão absorvidas e terão as ações desenvolvidas por outras. Se aprovado pelo Legislativo, o projeto gerará uma economia anual de R$ 72 milhões, montante que representa redução de aproximadamente 25% no orçamento total do município.
Gestão responsável
O objetivo da reforma, segundo o prefeito Paulo Garcia, é fazer uma gestão responsável, dentro do planejamento para este mandato. “Não farei nada que nos coloque em risco e estamos fazendo tudo com muita responsabilidade. Não vamos fugir do déficit fiscal zero”, afirmou o prefeito. O chefe do Executivo explicou que o projeto é resultado de conversas com os vereadores e com segmentos organizados da capital.
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