Foi aprovada em primeira votação uma proposta do vereador Carlos Soares (PT) que pretende coibir o uso de alto-falantes dentro dos ônibus do transporte coletivo em Goiânia. A pauta foi aprovada no Plenário da Câmara e deve retornar na próxima semana para segunda e última votação antes da sanção do prefeito Paulo Garcia.
Para informar aos passageiros da vigência da lei, serão afixadas placas no interior dos ônibus com detalhes da proibição e com o telefone da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) para as denúncias.
Intervenção policial
Caso aprovada em última instância, a medida determina proibido emitir sons em alto volume, exceto com a utilização de fones de ouvido. Se ocorrer algum caso no interior dos ônibus, o infrator será convidado a desligar o aparelho pelo motorista. Em caso de recusa, será convidado desta vez a se retirar do veículo e, se de tudo não for resolvido o problema, será solicitada a intervenção policial.
“Atualmente, um dos graves problemas nas grandes cidades é a poluição sonora. Além do barulho das ruas e avenidas, a emissão de sons altos nos ônibus atrapalha a concentração dos motoristas e a tranqüilidade dos passageiros no transporte coletivo. A Lei busca o respeito, a paz e segurança para os usuários do transporte coletivo”, destacou o vereador.
Discussão sobre isso post