A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu, nesta sexta-feira (26), legalizar com respaldo na Constituição o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país. Após uma ação coletiva em trâmite na Justiça, a decisão será tomada como jurisprudência daqui para frente.
A votação foi acirrada na Suprema Corte, com cinco votos favoráveis e quatro contrários, e eliminou a impedimento da união entre pessoas do mesmo sexo nos Estados de Kentucky, Michigan, Ohio e Tenessee.
Leia um trecho dos votos da ação, conhecida como Obergefell vs. Hodges:
“É preciso enfatizar que religiões, e aqueles que aderem a religiões doutrinárias, podem continuar advogando com convicção que, pela palavra divina, casamentos entre pessoas do mesmo sexo não podem ser tolerados. (…) O mesmo vale para quem se opõe por outros motivos. Por sua vez, aqueles que acreditam que permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo é apropriado ou mesmo essencial também podem defender sua posição abertamente.”
“A Constituição não permite ao Estado barrar o casamento entre pessoas do mesmo sexo nos mesmos termos acordados para casais de pessoas de sexo oposto.”
Obama
No twitter, o presidente Obama disse: “Casais de gays e lésbicas têm agora o direito de se casar, como todas as outras pessoas. #Oamorvence”.
Discussão sobre isso post