Multinacional Speedo anunciou nesta segunda-feira, 22, que encerrou o contrato de patrocínio de mais de uma década a Lochte. Com a decisão, a empresa doará US$ 50 mil (cerca de R$ 160 mil) de parte da verba que seria destinada ao atleta para uma organização não-governamental que atende crianças no Brasil.
Além da Speedo, o atleta americano ainda perdeu o contrato com Ralph Lauren, uma marca de cosméticos e outras de colchões. De acordo com a revista americana Forbes, o prejuízo do nadador pode ser de R$ 5 a 10 milhões a longo prazo.
“A Speedo USA anuncia hoje a decisão de encerrar o contrato de patrocínio de Ryan Lochte”, informa a empresa em comunicado enviado à imprensa. “Não podemos tolerar comportamento que é contrário aos valores que esta marca representa há tanto tempo”, explica a nota que reconhece que a companhia manteve, até o episódio, uma “relação vencedora com Ryan por mais de uma década”.
A companhia informa ainda que, com a decisão de encerrar o patrocínio, doará US$ 50 mil do orçamento que seria dedicado ao nadador para projetos que atendam crianças no Brasil da ONG Save The Children. Na nota, a empresa fornecedora de material esportivo agradece as realizações do atleta e deseja progressos ao nadador. Lochte é um dos mais bem-sucedidos nadadores da história dos Estados Unidos, tendo conquistado 12 medalhas olímpicas.
Ralph Lauren
No início da tarde desta segunda-feira, a marca Ralph Lauren confirmou que também não renovará mais seu vínculo com Lochte, embora permaneça como a fornecedora de uniformes do time olímpico e paralímpico dos Estados Unidos. A informação foi anunciada pelo programa Good Morning America, da rede americana ABC.
“A Ralph Lauren continua a apoiar o time americano com orgulho. E valoriza os atletas que vestem a nossa marca. O contrato específico com Ryan Lochte, feito especificamente para a Rio 2016, não será renovado”, explicou.
Syneron Candela
O outro parceiro que deixou Lochte após o episódio no Rio foi a empresa israelense de produtos estéticos Syneron Candela. O nadador, inclusive, havia se tornado embaixador global da marca, o qual fez o seguinte pronunciamento.
“Cobramos altos padrões de nossos empregados e esperamos o mesmo dos nossos parceiros. Nós desejamos a Ryan o melhor nas futuras empreitadas e agradecemos a ele pelo tempo em que apoiou nossa marca”, destacou a publicação.
Airweave
A quarta empresa que encerrou o contrato com o nadador americano foi a empresa Airweave, que fabrica colchões. Em nota, a instituição afirmou que tomou a decisão após uma análise detalhada do caso.
“Airweave é um orgulhoso patrocinador dos times olímpico e paralímpico dos Estados Unidos, e nossa dedicação às conquistas atléticas é inabalável. Nosso acordo com Ryan Lochte era em apoio aos Jogos Olímpicos Rio 2016. Depois de uma avaliação cuidadosa, tomamos a decisão de encerrar nossa parceria com Ryan Lochte. Nós mantemos o apoio ao Time Estados Unidos e aos atletas que se preparam para os Jogos Paralímpicos”.
Relembre o caso
Durante o Rio-2016, ele outros três atletas norte-americanos declararam que foram alvos de um assalto, com o uso de armas, em uma falsa blitz. A polícia, porém, desconstruiu a versão ao descobrir que tudo não passou de uma confusão causada pelos atletas em um posto de gasolina na Barra da Tijuca. Eles teriam cometido atos de vandalismo no banheiro do posto, causando prejuízos ao dono do local.
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O nadador americano James Feigen pediu desculpas pelo falso relato de assalto narrado por ele e outros integrantes da equipe olímpica de natação dos Estados Unidos. Segundo investigações, ele mentiu para salvar o namoro. Ele foi indiciado por falsa comunicação de crime e esteve no Juizado do Torcedor e dos Grandes Eventos.
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