Com 18 anos recém completados, o jovem Leonardo de Souza tornou-se o primeiro motorista sem braços a aplicar-se para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Especial no Amazonas. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), o resultado da prova será divulgado nesta terça-feira, 6.
Leonardo passou pelo teste de direção, na categoria B, no sábado, 3. E, apenas com o auxílio dos pés, realizou teste similar ao das pessoas sem deficiência, sendo bem-sucedido e passando pela prova de baliza e percurso.
O Detran-AM informou que os veículos para pessoas com algum tipo de deficiência são adaptados e que candidato que necessite destas adaptações pode usar seu próprio carro no dia do exame.
LEIA MAIS: Silvio Santos diz que não dá entrevista por medo de previsão de cigana
Caso aprovada, a CNH Especial especificará a adaptação do veículo necessária para que o deficiente dirija com segurança. “A diferença em relação à solicitação da carteira comum é que, para a CNH Especial, o portador da deficiência terá que passar por uma junta médica que irá examinar a extensão da deficiência do candidato. Esta análise corresponde ao exame médico feito pelos candidatos da habilitação comum e também deve ser marcado em uma clínica credenciada do Detran-AM”, disse o diretor presidente do Detran-AM, por meio de assessoria.
Discussão sobre isso post