As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017) foram abertas na manhã desta segunda-feira, 8, e o Ministério da Educação estime que milhares de estudantes já se inscreveram. Algumas das dúvidas a respeito da elaboração da prova também foram esclarecidas.
Com a remoção do Cebraspe, antigo Cespe, da Universidade de Brasília (UnB), da aplicação e correção das provas objetivas e da redação do Enem, as funções serão delegadas a outra instituição, ainda não informada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Porém, após a divulgação do edital do certame no Diário Oficial da União em abril, os estudantes ficaram mais tranquilos ao saber que a base do exame será mantida. Apesar da ordem de aplicação ter sido alterada, a prova continua sendo divida em quatro blocos de 45 questões objetivas, além da redação.
LEIA MAIS: Como tirar nota mil na redação do Enem: dicas viralizam na internet
Sobre a redação, que pode dar até 1000 pontos para o candidato, não há novidade. O estilo de texto segue na estrutura dissertativo-argumentativa, o método de correção é o mesmo e a redação “que apresente impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, bem como que desrespeite os direitos humanos, será considerada anulada”.
Em 2017, as provas serão aplicadas em dois domingos seguidos. Primeiro, no dia 5 de novembro, o estudante responderá questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de elaborar uma redação. Já no dia 12 do mesmo mês, será a vez das 90 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Inscrições
As inscrições ficam abertas até as 23h59 do dia 19 de maio. Para se inscrever, o candidato deve acessar a página eletrônica do exame. O prazo para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 82, termina no dia 24 de maio, no horário de compensação bancária.
Inscrições pela internet,
Onde: página eletrônica do Enem
Início: 8 de maio, a partir das 10h
Término: 19 de maio, até as 23h59
Valor da taxa: R$ 82
Prazo para pagamento: 24 de maio
Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter
Discussão sobre isso post