Agora os motoristas de Goiás poderão receber 40% de desconto em multas de trânsito. A novidade foi divulgada pelo Detran-GO e pela Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) após a adesão do Estado ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE).
O benefício será concedido por meio do aplicativo do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para os condutores que reconhecerem a infração assim que receberem a notificação, sem apresentar defesa prévia e recurso. Após essa verificação, sistema gerará um código de barras para pagamento no aplicativo.
No momento, os sistemas do Detran-GO e do Denatran já estão interligados e também foi firmado convênio com essa finalidade. Para operacionalizar o funcionamento, só falta o Denatran liberar o acesso do Detran-GO ao SNE, o que deve ocorrer a qualquer momento.
LEIA MAIS: Atenção, pais e mães! Escola não pode pedir qualquer material em lista. Entenda
Inicialmente, em Goiás, serão disponibilizadas as multas de competência do Detran-GO e da Agetop. Ou seja, multas de documentação, ou de circulação, parada e estacionamento em rodovias estaduais poderão ser pagas com desconto.
Para que as multas aplicadas no perímetro urbano das cidades também entrem no sistema, é necessário que as prefeituras façam a adesão.
“Precisamos estabelecer convênios como todos os municípios e com a Polícia Militar do Estado. Estamos empenhados em assegurar esse direito ao cidadão”, afirmou o presidente do Detran-GO Manoel Xavier.
Como ter o desconto
O SNE está integrado à base única do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), onde já ficam registradas as multas interestaduais. Segundo o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que desenvolveu o aplicativo, todos os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito podem aderir ao SNE voluntariamente e as ocorrências locais passarão a ser computadas.
O presidente do Detran-GO, Manoel Xavier, explica que além dos órgãos autuadores fazerem adesão ao sistema, o cidadão também terá que baixar o aplicativo. Até 45 dias após a adesão ao sistema, o condutor receberá tanto a notificação eletrônica quanto a impressa; após esse prazo, apenas a eletrônica. Quem não aderir ao sistema continuará recebendo as notificações em papel em 30 dias e poderá fazer o pagamento da multa com 20% de desconto até o vencimento.
Apesar do aplicativo, o Denatran alerta que não fará comunicação por emails, mensagens SMS e outros mecanismos via internet e que os usuários precisam estar atentos para evitar tentativas de fraudes. O aplicativo do SNE está disponível no Google Play ou App Store.
Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter
Discussão sobre isso post