A Defesa Civil de Aparecida de Goiânia emitiu um alerta nessa sexta, 20, sobre os perigos trazidos pelas primeiras chuvas na cidade após a longa estiagem.
O órgão levou em conta previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que informa sobre a proximidade da precipitação na Região Metropolitana.
De acordo com o alerta, as chuvas poderão trazer “águas ácidas que se precipitam em meio à ventania, descargas elétricas, raios e trovoadas”.
O relatório ainda aponta que essas formações são abruptas, com ventos fortes, semelhantes a “pequenos tornados”.
Já a qualidade ácida dessas chuvas vem da grande quantidade de dióxido de carbono (CO2) atmosférico dissolvido na água precipitada.
A acumulação de poluentes, por sua vez, é devida ao longo período de estiagem, aos incêndios e à poluição causada por combustíveis e indústrias.
Cuidados
Por isso, cuidados especiais são necessários por parte da população.
De acordo com o superintendente de Proteção e Defesa Civil de Aparecida, Juliano Cardoso, a recomendação é que, especialmente nos primeiros dias de precipitação, a população evite tomar banho de chuva.
“O contato com a chamada chuva ácida pode ocasionar irritação na pele, principalmente em crianças, que possuem uma sensibilidade maior”, relatou.
Confira o alerta da Defesa Civil:
5 clubes em Aparecida de Goiânia para aliviar esse calorão agora
Acompanhe tudo que acontece em Aparecida de Goiânia seguindo o Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post