Nas redes sociais, são comuns os relatos de pessoas inconformadas por terem o Auxílio Emergencial negado pelo Governo Federal.
O que nem todos sabem é que é possível recorrer dessa decisão.
É que desde essa 2ª feira (20), a Caixa Econômica Federal (CEF) passou a disponibilizar a possibilidade de fazer uma nova solicitação ou de contestar o resultado da análise direto no aplicativo do Auxílio Emergencial.
E esse recurso está aberto para quem fez a solicitação via aplicativo, site ou até mesmo para os inscritos no Cadastro Único que não precisavam se cadastrar e não receberam o benefício.
Os novos dados serão analisados pela Dataprev, estatal federal de tecnologia, e pelo Ministério da Cidadania, que definirão se o benefício será liberado.
Confira, na sequência, o passo a passo para cada uma dessas situações.
Inscritos no Cadastro Único
Quem for inscrito no Cadastro Único e estiver dentro dos critérios estabelecidos pelo governo deveria já ter recebido o benefício automaticamente.
Caso isso não tenha acontecido e o trabalhador acredite que tenha havido algum equívoco, ele pode verificar o resultado da análise por meio do aplicativo do Auxílio Emergencial.
O app está disponível para celulares Android (clique aqui para instalar) e para celulares Apple (clique aqui para instalar).
Se o trabalhador descobrir que seu Auxílio Emergencial foi reprovado, pode fazer uma nova solicitação por meio do próprio aplicativo.
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Inscritos via aplicativo e site
Já quem fez o pedido pelo app ou site pode estar em alguma das 3 situações possíveis:
- Em análise: os dados ainda estão sendo conferidos pela Dataprev;
- Auxílio Emergencial negado: o trabalhador pode contestar o motivo da não aprovação no aplicativo ou fazer uma nova solicitação;
- Dados inconclusivos: o trabalhador poderá fazer nova solicitação.
Nesse último caso, o potencial beneficiário precisa verificar o que levou a Caixa a considerar o cadastro inconclusivo:
- marcação como chefe de família sem ter indicado nenhum membro;
- ou falta de inserção da informação de sexo do requerente;
- ou inserção incorreta de dados de membro da família, como CPF e data de nascimento;
- ou divergência de cadastramento entre membros da mesma família;
- ou inclusão de alguma pessoa da família que já tenha falecido.
De acordo com a Caixa, a previsão é disponibilizar até o final da semana o resultado da análise feita pela Dataprev com a relação dos pedidos não aprovados.
Caixa divulga calendário para o saque do auxílio emergencial
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