Câmara vai avaliar projeto de Felipe Cortez que institui "Polícia Municipal" em Aparecida

GuilhermePolíticaDestaque09, janeiro, 2025

Vereador Felipe Cortez | Foto: Marcelo Silva

Foi protocolado na Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia um projeto de lei que propõe renomear a Guarda Civil Metropolitana para “Polícia Municipal de Aparecida de Goiânia”.

A iniciativa é do vereador Felipe Cortez, do PL.

Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!

De acordo com o parlamentar, o objetivo da mudança é fortalecer a identidade e ampliar a atuação da corporação, reforçando seu papel no sistema de segurança pública municipal.

Credibilidade da Guarda

O projeto também prevê a adoção da identidade visual de “Polícia Municipal” pela Guarda, com o intuito, segundo o vereador, de aumentar sua credibilidade como órgão de segurança.

Felipe Cortez justificou que, embora os guardas municipais tenham, historicamente, a função de proteger bens, serviços e instalações públicas, suas atribuições se expandiram ao longo dos anos.

Atualmente, conforme o vereador, eles desempenham atividades como patrulhamento ostensivo e proteção à vida, “funções que as aproximam das polícias tradicionais”.

Aluguel de 25 viaturas para a Guarda Civil Municipal

GCM Aparecida de Goiânia | Foto: Secom AP

STF e guardas municipais

O vereador ressaltou ainda que o Supremo Tribunal Federal (STF) tem reconhecido, gradualmente, os guardas municipais como integrantes do Sistema de Segurança Pública, conforme previsto na Constituição Federal de 1988.

Ele citou, como exemplo, o julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 608588, no qual o STF reafirmou essa interpretação.

Para Felipe Cortez, o projeto de lei busca consolidar a Guarda Civil Metropolitana como pilar fundamental da segurança pública em Aparecida de Goiânia, fortalecendo sua atuação e promovendo maior confiança por parte da população, concluiu o vereador.


Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!

**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.

É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Aparecida”.

Selecione-o e pressione Ctrl + Enter.

Deixe um comentário

Carregando Próxima Matéria...
Siga-nos
Popular
Carregando

Entrando em 3 segundos...

Cadastrando em 3 segundos...

Todos os campos são obrigatórios.