Língua Solta, banda de rock mais antiga de Goiás, se apresenta em Pirenópolis

Comemorando 44 anos de rock, a Banda Língua Solta se apresenta nesse sábado, 13, no Espaço Eco Restaurante, na charmosa cidade de Pirenópolis. O show será às 21h e o valor da entrada é de R$ 20.

Composta por Almir Alexandre (guitarra e percussor da banda), Cristiane Couto (vocal), Aurélio Lima (baixo), George Augusto (bateria) e Marcos Morgado (sax e flauta), a Língua toca som que se aproxima do rock de grupos como o Barão Vermelho, Mutantes, Tutti Frutti, Rolling Stones, Beatles etc.

O concerto é uma compilação de toda as quatro décadas de sua existência e de muito material produzido no decorrer de sua história. Vale lembrar que a Banda Língua Solta é a banda de rock mais antiga de Goiás, com dois CDs gravados preparam o seu terceiro álbum.

Banda Língua Solta tem 44 anos de carreira | Foto: Divulgação
Banda Língua Solta tem 44 anos de carreira | Foto: Divulgação

Trajetória

No começo dos anos 1970, nascia a primeira banda de Rock’n’Roll do Estado de Goiás, a Língua Solta, fundada pelo guitarrista e compositor Almir Alexandre. Em sua linha de composições, Almir aborda temas diversos que focam o meio social cultural urbano. Com estilo próprio, a banda Língua Solta já apresentou seu trabalho por todo território nacional, em vários locais importantes da cultura brasileira.

Em 1978 até 1980 a banda fez turnê no Parracho – Arraial d’ajuda, Porto Seguro– BA. Após a turnê em Porto Seguro, fizeram no ano de 1980 o show a Maca no Teatro Goiânia. Em 1983 fez show no Teatro São Joaquim, na Cidade de Goiás. De 1985 a 1991 foi o período em que a banda residiu no Rio de Janeiro, gravou e divulgou seu primeiro disco e apresentou seu trabalho em vários clubes e discotecas cariocas, como o “Circo Voador”, “Cara de Cão” (Pão de Açúcar), Western Club’s, Cortiços Club”, “Botanic”, “Teatro do Céu”, “Teatro Arthur Azevedo”, entre outros. Também no Rio de Janeiro a banda gravou e divulgou seu primeiro trabalho Sutiã Negro (gravado no estúdio Havaí em
vinil em 1984).

Já de volta a Goiânia em 1992 a Banda faz show Fez Show no Honk Tonk Bar, local referência de rock na cidade de Goiânia na época, 1994 na Boate Avalom e em 1995 na Ouroborus e show na Boate Hangar. No período de 1996 a 1998 e desenvolveu um projeto de vários shows na Boate Rhythm Blues. Em 1996 – Desenvolveu o projeto Cabeças no Distrito Federal e se apresentam no Bar e restaurante Jam Session. Lança em 1998 e 1999 Show dançante na Boate Jump.

No ano de 2000 realizou o show Grand Circular e participou do Executiva in Concert em comemoração aos 10 anos do Fujioka. Foi em 2001 que realizou show no Bolshoi Pub e no Clubinho do Buga no Shopping Boganville.
Em 2003 a banda foi premiada no projeto Jaburu como melhor do ano e como importantes colaboradores da cultura goiana, promovida pela governadoria do estado de Goiás. Produzido pela banda com Guilherme Bicalho e Geovani Fernandes, o disco que trouxe 13 faixas, três delas (Grito, Fuga e Arraial D´Ajuda) regravadas do álbum anterior, um
homônimo lançado neste ano. O CD foi viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado (Lei Goyazes). Neste mesmo ano realizou shows no Bolshoi Pub.

Músicos comemoram data com show em Pirenópolis | Foto: Divulgação
Músicos comemoram data com show em Pirenópolis | Foto: Divulgação

Em março de 2006 apresentaram em um grandioso evento chamado “Fora de Ordem, uma questão de classe” no “Arco da Lapa” – RJ, que contou com a presença de Barão Vermelho, Lenine, Sandra de Sá, Robertinho Silva, Zélia Duncan, Vítor Biglione, Vagner Tiso, Eduardo Camenietzki, Cidade Negra, Jorge Aragão, etc; O show da banda Língua Solta representou à altura o Rock’n’Roll que a banda já vem a gerações trilhando em Goiás. Neste mesmo ano realizou o show Gaiolo de Ouro no Teatro Pyguá do Martim Cererê.

Em 2007 realizou em projeto parceria com a escola tocando o projeto Recreio nas Escolas. Em 2008 foi o primeiro ano da banda no super festival Universo Paralelo, na Bahia e neste mesmo ano participaram também do Festival de Jazz no Distrito Federal.

De 2008 a 2010 realizou Show “Pré Natal” no Esconderijo Bar entre outros e inclusive um em comemoração de aniversário da Banda no Esconderijo Bar. Em 2009 show acústico na livraria Saraiva e 2010 na boate Fiction. A banda é um caso raro e curioso. Em 2008 já tinham três discos gravados e por último, Gaiola de Ouro. Como os álbuns anteriores do grupo, Gaiola de Ouro reforça o blues-rock devoto de bandas setentistas e oitentistas do Brasil e exterior. O disco marca também a confirmação do guitarrista Rômulo Costa como vocalista principal, o que aproximou ainda mais o som da Língua do Rock, o rock nacional dos anos 80.

Em 2010 foi a vez de compor o Show no Lançamento do Samba enredo nodo Carnaval 2010. Entre 2011 a 2013 apresentou em diversos espaços, com destaque para o Pau Brasil Restaurante, no Projeto Invasão (FNAC) e Canto da Primavera (Pirenópolis) 2013 e Show comemorativo de 40 anos , no bar Portinha, no Martim Cererê.

Show da Banda Língua Solta – 44 Anos de Rock
Onde: Espaço Eco Restaurante (Rua Rui Barbosa, nº 3, Pirenópolis – Go)
Quando: 21h
Quanto: R$ 20

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter

Comentários do Facebook