Orquestra Sinfônica se apresenta no Teatro Sesi

Maestro Joaquim Jaime rege Orquestra Sinfônica de Goiânia

A Orquestra Sinfônica de Goiânia apresenta nesta próxima terça-feira, 27, o seu 11º concerto do ano de 2012, sob a regência do maestro Joaquim Jayme com solo do pianista Diego Caetano.

O concerto terá início às 20 horas. A apresentação faz parte do projeto Terça no Teatro Sesi. Serão apresentadas obras de Beethoven, Anne M. Guzzo, Chopin e Mozart. A entrada é franca.

Programação:

BEETHOVEN, Ludwig van Egmont “Abertura”, op. 84
(1770-1827)

GUZZO, Anne M. Noturna para Goiás
(1968)

CHOPIN, Frédéric François Concerto para piano e orquestra nº 2, em fá menor, op. 21
(1810-1849) 1. Maestoso
2. Larghetto
3. Allegro vivace
Solista: Diego Caetano

Intervalo

MOZART, Wolfgang Amadeus Sinfonia nº 25, em sol menor, K. 183
(1756-1791) 1. Allegro con brio
2. Andante
3. Menuetto – Trio
4. Allegro

Obras
Egmont é uma música programática baseada na peça homônima de Goethe – escritor a quem Beethoven tinha profunda admiração – e destaca-se hoje em dia nas salas de concerto por causa de sua força, sua nobreza e seu caráter triunfante. É a história da perseguição espanhola ao povo dos Países Baixos durante a Inquisição.

Noturna para Goiás foi inspirada tanto nas noites goianas, quanto no poema Improviso IV – Fotografia, de Mirian Camelo Bezerra de Menezes. A forma deste pequeno noturno para cordas e piano está dividida em três partes: entardecer, a ascensão da estrela e a esperança da beleza da noite escura.

O Concerto para piano e orquestra no. 2 em fá menor, op. 21, contém os três movimentos típicos de concertos instrumentais do período: Maestoso, Larghetto e Allegro vivace. O que faz desta obra um dos primeiros concertos românticos por excelência é o domínio da parte de piano.

A Sinfonia No. 25, em sol menor, K. 183, foi escrita por Mozart quando este contava com apenas 17 anos, sendo um produto do movimento Sturm und Drang (Tempestade e Ímpeto). É uma peça notável, não só pelo seu caráter intenso e sério, como também pela unidade temática e pelas proporções formais mais amplas, em comparação com suas sinfonias anteriores.

Diego Caetano
Diego Ribeiro Caetano nasceu em agosto de 1989, na cidade de Anápolis (Go). Iniciou seus estudos de piano aos 11 anos com a professora Viviane Fiaia Costa. Aos 13, transferiu-se para o Lilian Centro de Música, onde estudou sob a orientação da professora Lilian Meire Silva Carneiro de Mendonça. Graduou-se em Música – Bacharelado em Piano (UFG), na classe da professora Dr. Maria Helena Jayme Borges. É mestrando em Piano Performance na University of Wyoming (EUA), na classe de Dr. Theresa Bogard.

É considerado pela crítica especializada um dos mais promissores artistas desta nova geração de pianistas brasileiros. Ele ganhou mais de 35 prêmios em concursos nacionais e internacionais. Entre eles o Concurso Internacional de Piano Lalla Meryam – Marrocos; Concurso Internacional Claudio Arrau – Chile, Bauru Atlanta Competition, Concurso de Piano Paulo Giovanini, Concurso de Piano Lorenzo Fernandes, Concurso de Piano Orestes Farinello, Concurso de Piano Arnaldo Estrella, Piano Division of the MTMA Competition, Snowy Range Competition e o Concurso de Piano Steinway & Sons que conferiu a este artista o título de “Artista Steinway”.

Informações
Concerto: Orquestra Sinfônica de Goiânia
Data: 27 de novembro (Terça noTeatro)
Hora: 20 horas
Local: Teatro Sesi (Av. João Leite, nº 1.013, Setor Santa Genoveva)

Comentários do Facebook